
O ano de 2025 marcou um novo ciclo para as políticas públicas de juventude no Piauí. Lançado como “Pacto pela Juventude Piauiense”, o Plano Estadual da Juventude 2024–2034 consolida o principal instrumento de orientação estratégica do estado, simbolizando o compromisso de construir uma política sólida, propositiva e transformadora.
A política, liderada pela Coordenadoria da Juventude do Piauí, reforça a intenção de pactuar diretamente com gestores municipais, entidades, movimentos sociais e coletivos juvenis, ampliando a participação social e fortalecendo a articulação territorial para que as diretrizes do Plano se convertam em ações concretas na vida dos jovens piauienses.
Entre as lideranças municipais que contribuíram para as etapas de implementação do Plano, teve destaque e participação ativa a secretária municipal de Juventude de Dirceu Arcoverde, Gilmara Castro, que reforçou a importância do instrumento para o futuro do estado.
“Esse Plano é muito importante para o Piauí porque, pela primeira vez, a gente tem um documento pensado só para a juventude, com metas e prioridades para o futuro. É como um guia que mostra o que o estado precisa fazer pelos jovens nos próximos dez anos. E o melhor é que não depende de quem está no governo; é uma política que continua”, ressalta a gestora.

Ao longo de 2025, a Cojuv e os municípios realizaram atividades de mobilização, escuta e monitoramento, reforçando a construção coletiva iniciada na fase de elaboração do Plano. A contribuição dos territórios se manteve como elemento-chave para garantir políticas mais precisas e conectadas às demandas reais da juventude.
Para Gilmara Castro, esse processo é fundamental. “A participação de gestores, estudantes e movimentos sociais fez toda a diferença. Ninguém melhor do que a própria juventude para dizer o que realmente precisa. O processo de escuta deixou o Plano com a cara dos jovens do Piauí, com prioridades como educação de qualidade, oportunidades de trabalho, saúde mental, cultura e esporte”, destaca a secretária.
Com o Plano já institucionalizado, 2025 foi marcado por ações como:
“Agora que o Plano está pronto, o desafio é tirar do papel. O primeiro passo é organizar as ações em cada secretaria, garantir orçamento e começar a colocar os programas em andamento. E os jovens precisam continuar participando, cobrando e ajudando a implementar. Assim, as ações realmente chegam nos municípios e fazem diferença no dia a dia da juventude”, finaliza Gilmara Castro.
Governo Qualifica Maranhão fortalece a educação profissional e amplia oportunidades em 2025
Governo Turismo no Maranhão fecha 2025 com crescimento no fluxo aéreo e alta ocupação hoteleira
Governo Fapema encerra ano de avanços e anuncia reajuste de bolsas para 2026
Governo Funac consolida avanços e fortalece a política socioeducativa no Maranhão em 2025
Piauí Adapi encerra 2025 com arrecadação recorde e crescimento de 400%
Governo Hospital da Região Tocantina realiza primeira angiografia cerebral
Investigação DHPP assume investigação de mulher baleada na BR-316
Quadro de saúde Menino que foi arrastado por cavalo em Pedro II, no Piauí, segue internado e apresenta evolução pisitiva no quadro de saúde
Governo Hospital Dr. Carlos Macieira realiza quinta trombectomia e devolve autonomia a paciente após procedimento Mín. 24° Máx. 35°