Sob o sol ardente, o guerreiro do sertão vem valente, com toda sua garra protegendo o povo cearense. Seu fardamento se camufla através da “mata branca”, nossa querida caatinga, sedenta por chuva. Esse guerreiro surge, encarando a violência, espalhando esperança, com resistência, por toda a terra seca. Sem esperar que aconteça, ele luta com resiliência, aguardando com humildade, que o nordestino reconheça
Na semana em que se comemora os cinco anos do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) parabeniza o batalhão pelos excelentes serviços prestados à população no interior do Estado.
De acordo com o tenente-coronel Cavalcante, comandante do Bepi da PMCE, o Batalhão é especializado em combater grupos criminosos. “Além das missões específicas no combate a grupos criminosos, ‘cangaço novo’, e questões de roubos a instituições financeiras e carros-fortes, o Bepi combate o ingresso de criminosos e contrabando de armas, drogas, objetos e ilícitos, dando suporte também ao policiamento local no interior do Estado, fazendo o patrulhamento de alto risco nos locais de difícil acesso. O Batalhão promove o policiamento rodoviário em regiões inóspitas, bem como atua de forma proficiente nas divisas do Estado, objetivando o combate aos crimes, como a entrada de armas ilícitas, contrabando e descaminho, seja por via terrestre ou marítima, informa.
Fundado em 18 de fevereiro de 2019, o Bepi, pertencente ao Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), surgiu com a alteração da Lei de Organização Básica da PMCE. Esta unidade especializada é encarregada de lidar com ocorrências de alta complexidade em todo o território estadual, compreendendo duas companhias: a 1ª Companhia do 4° Batalhão (Bepi/Cotar) e a 2ª Companhia do Bepi (COD – Comando de Operações de Divisas), responsáveis pelo patrulhamento tático rural.
A 1ª Companhia do BEPI (Cotar) atua no combate ao tráfico de drogas e armas, roubo de cargas e ações contra instituições financeiras em áreas rurais, enquanto a Companhia de Operações de Divisas (COD) tem foco similar, porém concentrado nas fronteiras do Estado. Ambas as companhias, subunidades do Bepi, são organizadas em pelotões distribuídos de acordo com as características geográficas do Ceará.
O Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturarou 269 pessoas envolvidas em crimes no Estado no ano de 2023. Outro número expressivo foi a quantidade de armas de fogo e munições, que totalizaram em 207 armas e 2.539 munições apreendidas. Além disso, 71 carros envolvidos em crimes ou irregulares foram apreendidos. Durante as ocorrências, o Bepi da PMCE apreendeu 62.478 gramas de maconha, 7.395 gramas de cocaína e 4.161 gramas de crack.
No dia 19 de dezembro de 2023, uma ação do Bepi da PMCE resultou na prisão de uma mulher, de 21 anos, e na apreensão de 28,3 kg de maconha.O flagrante ocorreu durante uma abordagem a um ônibus, na BR-116, no município de Penaforte– Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado.
Em uma ação conjunta com a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), o Bepi da PMCE realizou a captura de quatro pessoas em flagrante, suspeitos de envolvimento em uma ocorrência de homicídio, que aconteceu no dia 14 de novembro de 2023, no bairro Amanari, em Maranguape, que pertence à Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) do Ceará. Com o grupo foi encontrado um arsenal de armas de fogo. Foram apreendidas: uma metralhadora, um rifle, três espingardas, quatro pistolas e quatro revólveres.
No dia 25 de outubro de 2023, O Bepi realizou a captura de dois homens, de 30 e 21 anos, suspeitos de integrar um grupo criminoso. Na ação, sete armas de fogo, 110 munições e um veículo foram apreendidos. A ofensiva ocorreu no município de Cascavel – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado.
Mín. 21° Máx. 25°