
Nesta terça-feira (9), a Polícia Federal deflagroua a Operação Hackback, com o objetivo de apurar ataques cibernéticos realizados contra a Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, nos municípios de São João do Piauí, no Piauí, Formosa, em Goiás , Santo André, em São Paulo e Paraupebas, no Pará.
As investigações iniciaram após denúncias feitas pela Reitoria da UFPI, que relatou dois incidentes de invasão ao sistema da instituição, ocorridos em maio e junho do ano de 2024.

(Foto: Reprodução/Internet)
No dia 8 de maio de 2024, o site oficial da Universidade Federal do Piauí (UFPI) sofreu uma invasão hacker, o ataque aconteceu um dia depois de um grupo de estudantes da universidade ocupar a reitoria em protesto por melhoria na infraestrutura e segurança do campus de Teresina.
Por volta das 7h10, a página inicial do endereço mostrava uma tela preta com uma foto do presidente Lula (PT), ofensas e xingamentos voltados aos estudantes da instituição que participaram de uma manifestação feita por um grupo de universitários.
Depois da invasão, a UFPI informou que a página foi retirada do ar imediatamente e que reuniria dados para a investigação.
Piauí Ações integradas reforçam segurança do piauiense no período de festas
Piauí Governador inaugura Unidade Integrada de Segurança e fortalece combate ao crime em Nazária e região
Piauí Com investimentos de R$ 6 milhões, governo inaugura BPChoque e Bepi em localização estratégica para reforçar segurança no Piauí
Piauí Com investimentos superiores a R$ 6 milhões e em localização estratégica, governo inaugura BPChoque e Bepi para reforçar a segurança no Piauí
Piauí Balanço 2025: operações Rota Segura e Porteira Fechada reduzem acidentes de trânsito e número de óbitos nas estradas do Piauí
Piauí Governo do Piauí entrega novas unidades do Batalhão de Choque e do Batalhão Especial de Policiamento do Interior nesta sexta (19) Mín. 21° Máx. 30°