
O Pilates vem consolidando sua presença no mercado de franquias de bem-estar no Brasil, impulsionado pelo crescimento do setor e por mudanças no comportamento do consumidor. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar teve um aumento no faturamento em 2024. A busca por serviços que promovam saúde física e emocional, aliada à procura por modelos de negócio sustentáveis, tem favorecido a expansão de redes especializadas na modalidade.
Com quase 360 unidades em operação e a expectativa de ultrapassar 400 ainda em 2025, a Pure Pilates adota um método de ensino próprio e estrutura seu modelo de franquia com foco em padronização de processos e suporte às unidades.
"O sucesso do Pilates está na sua essência: é uma atividade que promove bem-estar físico e emocional de forma acessível, segura e eficaz para todos os perfis. Isso, naturalmente, impulsiona a procura e, consequentemente, torna o negócio altamente rentável", afirma Roberto Perfeito Serroni, diretor de expansão da Pure Pilates.
Segundo Roberto, o crescimento da rede é reflexo de uma construção sólida e estratégica. "Nosso modelo é baseado em critérios rígidos de seleção de franqueados e pontos comerciais. Além disso, estamos sempre à frente, investindo em tecnologia, capacitação, experiência do cliente e parcerias com grandes players, como MetaLife e Wellhub (Gympass)", explica.
O perfil dos franqueados no setor de Pilates é diversificado, abrangendo desde profissionais da área da saúde até executivos em transição de carreira, com destaque para a crescente participação de mulheres empreendedoras. Segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, o modelo de franquias no Brasil acelerou seu crescimento no segundo trimestre deste ano. O levantamento revelou que o setor registrou alta nominal de 14,2% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando R$ 69,9 bilhões. Dentro desse cenário de expansão, o Pilates vem se consolidando como uma modalidade em destaque no mercado de franquias de bem-estar, impulsionado tanto pelo crescimento do setor quanto pelas mudanças no comportamento do consumidor. A crescente busca por serviços que promovam saúde física e emocional, aliada ao interesse em modelos de negócio sustentáveis, tem favorecido a expansão das redes especializadas na prática.
A rede adota uma estrutura que inclui plataforma de gestão, ambiente próprio para capacitação de profissionais e atendimento híbrido, com aulas presenciais e online. Também utiliza ferramentas de geomarketing para análise de localização.
Informações detalhadas sobre investimento e projeções financeiras podem ser consultadas no site da empresa.
"Nós entregamos um suporte completo, desde a análise de viabilidade até o acompanhamento diário da operação. O franqueado não caminha sozinho, essa é uma das principais razões pelas quais nunca tivemos uma unidade encerrada desde a fundação da rede", conclui Serroni.
Economia Empresários veem com expectativa mudanças no vale-alimentação
Negócios Três a cada dez marcas de moda fecham em 5 anos, diz Sebrae
Negócios União entre LABEST e Shell Box leva descontos a motoristas
Negócios Palestra do Bom Dia RH fala sobre vantagem competitiva oculta na liderança
Economia COP30 reforça importância do debate sobre justiça climática
Negócios Decreto sobre plástico define metas de reciclagem até 2026
Trabalho Lula assina decreto que altera regras do Programa de Alimentação do Trabalhador e reduz prazos de repasse a comércios
Psicultura Preços da tilápia sobem com redução da oferta de peixes
Agronegócio Maranhão alcança R$ 12,9 bilhões em valor de produção agrícola e se mantém entre os maiores do Nordeste Mín. 26° Máx. 39°