Quinta, 04 de Setembro de 2025
31°

Tempo limpo

Teresina, PI

Brasil Judiciário

Piauiense Carlos Brandão toma posse como ministro no STJ nesta quinta-feira (04)

A nomeação do magistrado piauiense foi realizada pelo presidente da República em 20 de agosto, após a aprovação de seus nomes pelo Senado Federal

03/09/2025 às 16h43 Atualizada em 03/09/2025 às 17h17
Por: Fabio Brito Fonte: Redação
Compartilhe:
Piauiense Carlos Brandão toma posse como ministro no STJ nesta quinta-feira (04)

Em uma solenidade agendada para as 18h desta quinta-feira (4), o magistrado piauiense Carlos Augusto Pires Brandão assumirá o seu cargo como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

A nomeação do juiz foi realizada pelo presidente da República em 20 de agosto, após a aprovação de seus nomes pelo Senado Federal. Carlos Pires Brandão, desembargador do TRF da 1ª região.

Em entrevista exclusiva feita pelo radialista Mineral à Rede de Rádio Verdes Campos Sat, nesta quarta-feira (03), em Brasilia, o juiz Carlos Brandão falou da representatividade e das expectativas para o cargo de ministro. 

O magistrado, inicilamente, destacou a alegria e a responsabilidade em assumir o posto de ministro do STJ, após uma jornada longa de experiências e conhecimetos de diferentes realidades de vários estados do país. 

“É com uma alegria imensa com um misto de responsabilidade com as novas e elevadas funções que vamos assumir aqui no STJ. Andamos todo o pais, conhecendo as entranhas, as profundezas de diversos brasis que existem e que são encantadores também. E nessas cidades e comunidades que visitamos levando justiça podemos testemunhar a força da mulher, a força da mãe que cria o filho, a filha, naquela esperança de quem tenham novas oportunidades. A nossa voz aqui é uma voz de representação dessas mães que tem o sonho de que o Brasil seja mais justo, mais acolhedro e solidário”, ressaltou.  

Carlos Brandão lembrou da sua trajetória de 30 anos no judiciário, exercendo diversos cargos e somando muita experiência na busca de uma sociedade melhor para todos. “A participação nossa na justiça federal foi uma trajetória de 30 anos. Saimos realizados, fomos juiz federal no Piauí, desenvolvi todas as atividades que um juiz federal pode exercer no primeiro grau, inclusive fui do Tribunal Regional Eleitoral, positivamente transformamos vidas ativamente, dando oportunidades e participando da materialização da construção dos direitos dos cidadãos. Estou muito feliz de puder dizer da nossa responsabilidade de agora estar num ponto mais alto da estrutura do judiciário e poder divisar de forma mais precisa os desafios do pais.”, salientou.  

Na mensagem final, Carlos Brandão citou a coragem, a determinação e a fé como guias na sua caminhada Corte Superior ajudando na construação de pais mais humano e socialmente melhor para todos e todas. “Vamos participar ativamente com essa responsabilidade, determinação e a coragem que vem da fé em nossa Senhora da Conceição, nossa madrinha, e a fé em Padre Cícero Romão Batista, nordestino, um homem que lutou, resistiu e venceu, e ainda com o olhar de Santa Dulce dos Pobres, a nossa santa da Bahia, que sempre foi acolhedora dos mais pobres, São José, exemplo de simplicidade, e com essa mesma determinação espero colaborar com o desenvolviemnto humano e social do país.”, finalizou.  

A cerimônia de posse do novo ministro, de acesso limitado a convidados e profissionais da imprensa, será transmitida ao vivo através do canal do STJ no YouTube.

Carlos Brandão é mestre em direito pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em ciências jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba. Natural de Teresina, tomou posse como juiz em 1997 e se tornou desembargador do TRF1 em 2015. É professor do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Piauí.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias