
Cristina Brito, 41, é moradora do Conjunto Residencial José Euclides, no Jangurussu, em Fortaleza, e uma das 139 alunas certificadas pelo projeto Zona Viva. “Eu sou dona de casa, tenho uma filha, e o curso apareceu como uma oportunidade, porque eu não tenho uma profissão, nem condições de pagar um curso como esse”, conta. Com o kit de trabalho nas mãos, ela comemora o momento. “Hoje eu me certifico e sou uma design de sobrancelhas. É uma grande benção, principalmente para a gente que mora num lugar de periferia, mais distante, para uma mãe de família que não teve muitas oportunidades”, completa.
A certificação foi realizada nesta quarta-feira (29) e contou com a participação da secretária da Proteção Social (SPS), Onélia Santana; do secretário executivo da Proteção Social da SPS, Paulo Guedes; da coordenadora geral do Zona Viva Ceará, Camila Silveira; e da gerente de Educação Profissional do Senac, Priscilla Carneiro. Na ocasião, a secretária Onélia Santana destacou que o projeto atende a uma demanda da população do residencial e foi construído de forma coletiva com os moradores.

“Esse resultado aqui é fruto de parcerias importantes com a sociedade civil, com as lideranças comunitárias, com os jovens, com o Governo do Estado do Ceará”, ressaltou a secretária. “Isso aqui vai ser repetido na Cidade Jardim e em muitos outros residenciais, porque o que é bom a gente tem que disseminar e levar para muita gente. Podem ter certeza de que nós estamos aqui lutando por dias melhores para todos os cearenses. Que vocês possam montar o negócio de vocês, ter a sua clientela, ganhar o seu dinheirinho e ser feliz”, completou.
Evelyn Ketlen, 9 anos, é uma das concludentes do curso de Inclusão Digital para Crianças. “Está sendo um momento muito legal. O curso foi muito bom e importante para nós, crianças irmos desenvolvendo essa área, para termos esse conhecimento desde cedo”, afirma. Ela estava na cerimônia ao lado da mãe, Rosa Monteiro, que também é aluna do projeto. “Eu faço curso de Maquiagem aqui e está sendo muito bom. É um espaço que veio para agregar, não só para as crianças, mas também para as mães, para começarmos um curso e encontrar nossa área de trabalho, nossa independência financeira”, conclui.
Os formandos participaram dos cursos de Inclusão Digital para Crianças, Design de Sobrancelhas e Informática Básica. Na ocasião foram entregues 20 kits para as alunas da turma de Design de Sobrancelhas, como estímulo ao empreendedorismo e instalação do próprio negócio. Atualmente estão sendo realizados no espaço os cursos de Excel Básico, Assistente Financeiro, Assistente Administrativo e Maquiagem.

Coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), o Zona Viva Jangurussu funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 22h, com ações de capacitação profissional, esporte, cultura e lazer para a comunidade. O espaço foi inaugurado em 3 de agosto de 2023 e conta com brinquedopraça, sala de informática, sala multiuso e área de eventos. O público alvo do projeto são famílias residentes nos conjuntos habitacionais e em áreas vizinhas.

Ação Solidária Grupo GF8 promove almoço natalino para idosos do Abrigo São Lucas em Teresina (PI)
Convocação Prefeitura convoca beneficiários do Minha Casa, Minha Vida
Ação SDA prorroga até segunda-feira (8) prazo de inscrição para credenciamento de fornecedores do Ceará Sem Fome Mín. 24° Máx. 40°