As ações das Forças de Segurança do Estado durante a Operação Virtude, que ocorreu entre os dias 1º a 31 de outubro em todo o Ceará, resultaram na captura de 83 pessoas envolvidas em crimes contra idosos, além de 17 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).
A ofensiva foi executada por meio da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e também órgãos parceiros, sob a coordenação da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Das 83 apreensões, 58 foram realizadas em flagrante e 17 por mandados de prisão. Oito adolescentes também foram capturados. Ainda durante a operação, foram apuradas 593 denúncias e atendidas mais de 500 vítimas.
Além das ações repressivas, a ofensiva realizou ações preventivas e educativas, como palestras e panfletagens. Uma dessas abordagens foi feita pela PC-CE. Na manhã do dia 26, equipes da Polícia Civil distribuíram um material informativo com orientações sobre os tipos de crimes contra os idosos e os canais de denúncias na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza.
O evento foi coordenado pelo Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), e contou com o apoio da Delegacia de Proteção ao Idoso e Pessoa com Deficiência (DPIPD) do Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps), da Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre) e da Assessoria Desenvolvimento Institucional (Adins). O público que passou pela praça recebeu também atendimento com assistentes sociais, orientação de nutricionistas, massagem miofascial e aferição de pressão arterial.
Em âmbito nacional, a Operação Virtude foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
As denúncias de violência contra o idoso também podem ser feitas para o Disque 100, que funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana. Em casos de urgência, ligue 190.
Em Fortaleza, outras formas de denunciar violações aos direitos dos idosos é se comunicando diretamente com a Delegacia de Proteção ao Idoso e Pessoa com Deficiência (DPIPD) pelo telefone (85) 3101-2946, ou pelo e-mail [email protected]. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Mín. 21° Máx. 30°