Domingo, 26 de Outubro de 2025
26°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Assistência Social Piauí

Cendfol participa do lançamento do curso de biojoias do Programa Mulheres Mil

A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) participou do lançamento do curso de biojoias do Programa Mulheres...

10/09/2025 às 20h40
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) participou do lançamento do curso de biojoias do Programa Mulheres Mil, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Governo Federal. A nova turma reúne 30 mulheres em contexto de vulnerabilidade econômica e social, incluindo acolhidas em comunidades terapêuticas apoiadas pela Cendfol. O curso terá duração média de quatro meses e busca promover formação profissional, autonomia e geração de renda, por meio da produção de biojoias.

Criado em 2023, pelo Ministério da Educação, o Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer qualificação e inclusão social a mulheres em situação de risco. No Piauí, o programa já contempla cursos de salgadeira, maquiadora e horticultora orgânica, além do de biojoias, ampliando oportunidades de transformação de vida em diferentes territórios.

A coordenadora do Programa Mulheres Mil, Adriana Moura, destacou que a parceria com a Cendfol é fundamental para ampliar o alcance da iniciativa. “O programa tem garantido qualificação e inserção no mercado de trabalho, resgatando a autoestima de mulheres em situação de vulnerabilidade. Já capacitamos mais de mil mulheres em todo o estado e seguimos ampliando esses resultados, agora em parceria com a Cendfol levando oportunidades para as mulheres das comunidades terapêuticas ”, afirmou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A diretora de Interlocução Institucional da Cendfol, Karina Sampaio, também ressaltou o impacto do curso de biojoias, destacando que ele representa uma oportunidade concreta de transformação. Segundo ela, “O objetivo é incentivar o empreendedorismo e a autonomia, para que essas mulheres possam gerar renda e construir novas perspectivas de vida”.

Com a participação no lançamento do curso, a Cendfol reforça seu papel de articular e apoiar iniciativas que unem educação e inclusão social, contribuindo para que mais mulheres em situação de vulnerabilidade tenham acesso a formação, oportunidades de trabalho e perspectivas de futuro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias