
A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) participou do lançamento do curso de biojoias do Programa Mulheres Mil, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Governo Federal. A nova turma reúne 30 mulheres em contexto de vulnerabilidade econômica e social, incluindo acolhidas em comunidades terapêuticas apoiadas pela Cendfol. O curso terá duração média de quatro meses e busca promover formação profissional, autonomia e geração de renda, por meio da produção de biojoias.
Criado em 2023, pelo Ministério da Educação, o Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer qualificação e inclusão social a mulheres em situação de risco. No Piauí, o programa já contempla cursos de salgadeira, maquiadora e horticultora orgânica, além do de biojoias, ampliando oportunidades de transformação de vida em diferentes territórios.
A coordenadora do Programa Mulheres Mil, Adriana Moura, destacou que a parceria com a Cendfol é fundamental para ampliar o alcance da iniciativa. “O programa tem garantido qualificação e inserção no mercado de trabalho, resgatando a autoestima de mulheres em situação de vulnerabilidade. Já capacitamos mais de mil mulheres em todo o estado e seguimos ampliando esses resultados, agora em parceria com a Cendfol levando oportunidades para as mulheres das comunidades terapêuticas ”, afirmou.

A diretora de Interlocução Institucional da Cendfol, Karina Sampaio, também ressaltou o impacto do curso de biojoias, destacando que ele representa uma oportunidade concreta de transformação. Segundo ela, “O objetivo é incentivar o empreendedorismo e a autonomia, para que essas mulheres possam gerar renda e construir novas perspectivas de vida”.
Com a participação no lançamento do curso, a Cendfol reforça seu papel de articular e apoiar iniciativas que unem educação e inclusão social, contribuindo para que mais mulheres em situação de vulnerabilidade tenham acesso a formação, oportunidades de trabalho e perspectivas de futuro.
Piauí Idoso retorna ao convívio familiar após um ano acolhido na Vila do Ancião
Piauí Sasc realiza entrega de cartões do Programa Auxílio Alimentação para 230 famílias em Oeiras
Piauí Vila do Ancião: 47 anos de acolhimento e cuidado com a população idosa do Piauí Mín. 26° Máx. 40°