O Projeto São José (PSJ) realizou um diálogo com os professores Rejane Bezerra, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e Rafael Arredondo Quijada, da Universidade de Málaga (Espanha). O objetivo do encontro foi ampliar o diálogo com o meio acadêmico e desenvolver pesquisas sobre juventudes rurais no estado do Ceará.
Na pauta do encontro, a importância dos estudos em juventudes rurais no Brasil, especialmente no Ceará, a partir da experiência do Projeto São José, com o Edital Juventudes Rurais, que contemplará 288 jovens com repasse de recursos e assessoramento técnico.
Na oportunidade, foi discutida a importância de um estudo voltado para juventudes rurais nas 14 regiões do estado do Ceará, bem como um estudo comparativo entre as juventudes da Espanha e do Ceará.
O encontro aconteceu na sede da UGP do projeto e contou com a participação do coordenador do Projeto São José, Lafaete Almeida, da Gerência de Fortalecimento Institucional Karina Holanda, e do técnico da Gerência de Monitoramento e Avaliação Moacir Júnior.
O professor Rafael Arredondo Quijada reforçou o interesse da Universidade de Málaga para realizar parcerias para pesquisas no Ceará, especialmente sobre o processo da permanência do jovem no campo.
“Agradeço ao professor Lafaete e sua equipe pelo diálogo realizado a partir da apresentação Projeto São José sobre suas ações direcionadas para os jovens do estado do Ceará. Junto com a professora Rejane Bezerra, da Universidade Estadual do Ceará e a Universidade de Málaga planejamos linhas de colaboração para futuras pesquisas,” destacou Quijada.
Já o coordenador do PSJ, Lafaete Almeida, destacou a importância da possível parceria e o fomento de pesquisas, por meio do São José, em juventudes rurais. “Nós, do Projeto São José, ficamos muito felizes e entusiasmados com esse diálogo com a Universidade de Málaga (Espanha) através do Programa de Doutorado em Políticas Públicas da UECE, pois isso nos possibilitará ampliar o diálogo com a Academia e desenvolver pesquisas no âmbito Projeto São José, especialmente no campo de estudos sobre juventudes rurais e políticas públicas”, avaliou.
Mín. 21° Máx. 40°