A Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária começou, nessa quinta-feira (21), no Parque Potycabana, em Teresina. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), com apoio da Secretaria da Educação (Seduc), segue até este sábado (23) e busca fomentar a economia local, dar visibilidade aos produtos da agricultura familiar e ampliar oportunidades de negócios.
A Seduc participa com um estande dedicado à integração entre agricultura familiar e alimentação escolar. No espaço, serão apresentados dados sobre a aquisição de produtos da agricultura familiar para as escolas estaduais, além de exposição de cardápios, degustação de alimentos e a divulgação da chamada pública para 2025.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou o impacto da parceria. “Com esse trabalho conjunto, melhoramos a qualidade alimentar nas escolas e fortalecemos o desenvolvimento da agricultura familiar no Piauí, alinhados às principais cadeias produtivas do estado”, afirmou o gestor.
Recorde na aquisição de alimentos
Em 2024, a Seduc investiu mais de R$ 3,5 milhões na compra de produtos da agricultura familiar. O percentual aplicado, quase 70%, ultrapassou a exigência mínima de 30% prevista no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), tornando-se o maior índice já registrado pela secretaria.
Durante o evento, a Seduc realizará o cadastramento de agricultores interessados em participar da chamada pública de 2025, que busca ampliar a aquisição de produtos da agricultura familiar. A rede estadual, responsável por oferecer três refeições diárias nas escolas de tempo integral, prioriza itens como arroz, feijão, carne de carneiro, polpas de frutas, hortaliças e derivados de leite, valorizando a diversidade e a riqueza da cultura alimentar do Piauí.
Programação diversificada
Além da comercialização de produtos, a feira oferece palestras sobre comercialização, crédito e tecnologias sustentáveis, além de apresentações culturais. O evento conta com uma praça de alimentação e atividades para crianças, configurando-se como um espaço de integração entre famílias, empreendedores e a comunidade.
Mín. 21° Máx. 41°