Terça, 15 de Abril de 2025
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Polícia Lista Suja

Piauí lidera número de empregadores na nova atualização da “Lista Suja” do trabalho escravo

Com 31 registros, estado aparece entre os que mais concentram casos de exploração; criação de gado e trabalho doméstico estão entre os principais setores envolvidos

10/04/2025 às 11h18
Por: Adilson Carlos
Compartilhe:
Piauí lidera número de empregadores na nova atualização da “Lista Suja” do trabalho escravo

Na mais recente atualização do Cadastro de Empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão — popularmente conhecido como “Lista Suja” —, o estado do Piauí registrou a inclusão de 31 empresas e empregadores, destacando-se entre as unidades federativas com maior número de ocorrências. A nova relação foi divulgada nesta quarta-feira (9) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e reúne, ao todo, 155 novos nomes em âmbito nacional.

O cadastro, que é atualizado semestralmente, traz à tona empregadores que, após processo administrativo concluído e direito de defesa garantido em duas instâncias, tiveram confirmadas práticas que violam a dignidade do trabalhador. A inclusão só ocorre após auditorias detalhadas, conduzidas por fiscais do trabalho, comprovarem situações de exploração.

Nesta edição, os setores mais recorrentes entre os casos foram a criação de bovinos (com 21 registros), o cultivo de café (20), o trabalho doméstico (18), a produção de carvão vegetal (10) e a extração de minerais (7). No contexto piauiense, parte das empresas identificadas está localizada em municípios do norte do estado, como Piripiri, Piracuruca, Boa Hora, Buriti dos Lopes e Batahá.

A permanência na lista tem duração de dois anos e busca garantir maior transparência nas ações de enfrentamento ao trabalho escravo moderno. Além disso, a exposição dos nomes funciona como ferramenta de pressão social e institucional, visto que bancos públicos e diversas empresas privadas restringem relações comerciais com os cadastrados.

A população pode contribuir com o combate a essas práticas por meio de denúncias anônimas e gratuitas. O canal oficial para isso é o Sistema Ipê, plataforma digital desenvolvida pelo Governo Federal em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O combate ao trabalho escravo contemporâneo é uma responsabilidade coletiva — e passa, também, por uma fiscalização ativa da sociedade civil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Barras e Região
Barras e Região
Sobre As Principais informações de Barras e Região com Adilson Carlos Descubra as riquezas culturais, belezas naturais e o potencial econômico de Barras e seus arredores. Uma região que preserva sua história enquanto avança em desenvolvimento. Fique por dentro das novidades! Acompanhe as notícias de Barras e Região em nossa página.
Teresina, PI Atualizado às 15h11 - Fonte: ClimaTempo
32°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 35°

Qua 34°C 22°C
Qui 35°C 21°C
Sex 35°C 21°C
Sáb 34°C 22°C
Dom 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias