
Um total de 40 estudantes e oito professores da rede pública estadual embarcaram, na tarde desta terça-feira (28), para Recife, em mais uma etapa de preparação para o programa de intercâmbio educacional promovido pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O grupo participa, nesta semana, de entrevistas no Consulado dos Estados Unidos para emissão do visto americano e de um curso de prototipagem na CESAR School, referência nacional em tecnologia e inovação.
A viagem antecede o intercâmbio internacional que ocorrerá em novembro, nos Estados Unidos, onde o grupo de estudantes e professores terão a oportunidade de participar de diversas atividades em instituições de referência com foco em inovação, empreendedorismo e desenvolvimento de projetos educacionais.

Durante a permanência em Recife, os estudantes também terão uma revisão de Linguagens no auditório do Hotel Ondas do Mar, reforçando os preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A coordenadora de Internacionalização da Seduc, Lara Dias, destacou o caráter formativo da missão. “É uma etapa muito especial. Nossos estudantes não vão apenas tirar o visto, que já é um momento de grande expectativa, mas também participar de uma vivência educacional importante, com foco em inovação e empreendedorismo. O Governo do Estado acredita no poder da internacionalização e tem mostrado que a rede pública do Piauí oferece ensino de alto nível e oportunidades reais de crescimento”, afirmou.
O grupo é formado por alunos de escolas estaduais de Cocal dos Alves, Paulistana, São Julião, Jatobá do Piauí, Itainópolis, Patos do Piauí, Pedro II, Vila Nova do Piauí e Teresina. Muitos deles viajam de avião pela primeira vez e vivem o momento com entusiasmo e emoção.

Aurélio Gomes, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Pacífico de Moura, de Teresina, contou que a ansiedade é grande. “Esperamos muito por essa viagem. Além da entrevista para o visto, teremos a chance de aprimorar nosso projeto, o Delta RPG, que une tecnologia e matemática. É uma oportunidade de aprender e mostrar o que criamos”, disse.
Helenice Carvalho, do Ceti Aprígio Pereira Bezerra, em São Julião, destacou que o intercâmbio representa reconhecimento e incentivo para seguir sonhando alto. “Nossa equipe desenvolveu o Educa Todos, uma plataforma voltada à inclusão de estudantes com deficiência. Ver um projeto como esse ganhando espaço mostra que estamos no caminho certo”, comentou.

José Neto, aluno do Ceti Agostinho Brandão, de Cocal dos Alves, também embarcou cheio de expectativas. “Nosso projeto transforma óleo de cozinha usado em velas ecológicas, com pó de carnaúba. Levar essa ideia para fora do país é algo que nunca imaginei. É um sonho poder representar minha escola e o Piauí”, relatou.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, as experiências proporcionadas pela Seduc reforçam o compromisso do Piauí com uma educação pública transformadora. “O Seduckathon amplia as perspectivas dos nossos estudantes, fortalece a educação profissional e o protagonismo juvenil. Essa vivência em Recife e o futuro intercâmbio nos Estados Unidos mostram que a rede pública do Piauí prepara seus alunos para o mundo do trabalho e para a vida”, ressaltou.
Toda a viagem, incluindo passagens, hospedagem, alimentação, transporte e seguro, é custeada pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Seduc.
Em 2025, o Seduckathon já levou estudantes e professores a países como Portugal, Alemanha e Coreia do Sul, consolidando a política de internacionalização da educação pública piauiense. Até janeiro de 2026, mais estudantes e professores vivenciarão jornadas transformadoras na China e Singapura.
Educação Ler ensina empatia a crianças, diz presidente da Biblioteca Nacional
Educação Pé-de-Meia: nascidos em março e abril recebem oitava parcela
Educação Deputada Tabata Amaral é a entrevistada de hoje do DR com Demori Mín. 25° Máx. 40°