
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan), participou nesta segunda-feira (27) da cerimônia de abertura da 3ª edição da Jornada BIM Paraná: Presente e Futuro das Obras Públicas, realizada no Salão de Atos do Palácio Iguaçu, em Curitiba (PR). O evento marca mais uma etapa na disseminação da metodologia Building Information Modeling (BIM), ou Modelagem da Informação da Construção, que vem transformando a forma de planejar, projetar e fiscalizar obras públicas em todo o país.
Representando o Estado do Piauí, esteve presente a superintendente de Monitoramento Estratégico da Seplan, Gabriela Celso, que destacou a importância da integração entre os estados para fortalecer a governança em infraestrutura pública.
“Participar da Jornada BIM Paraná é uma oportunidade valiosa para o Piauí conhecer de perto as experiências e resultados de um estado que já avançou significativamente na aplicação dessa metodologia. O Paraná conseguiu envolver diferentes esferas estaduais, municipais e órgãos de controle na adoção do BIM, o que gera ganhos de eficiência e transparência que também queremos consolidar em nossas obras”, afirmou Gabriela.

Durante a cerimônia, o Governo do Paraná anunciou novos investimentos para o avanço da metodologia BIM, além de convênios, parcerias e treinamentos voltados a órgãos públicos. Uma das ações em destaque será a imersão técnica que reunirá engenheiros e arquitetos do Piauí, especialmente aqueles que se destacaram na execução de obras públicas e foram reconhecidos pelo Índice de Desempenho da Gestão (IDEG), premiação promovida pela Seplan em julho deste ano.
“Os servidores do Piauí que mais se destacaram no IDEG terão a oportunidade de participar dessa imersão técnica no Paraná. Essa experiência permitirá que nossa equipe conheça de perto como o Estado paranaense está implementando o BIM e quais estratégias podem ser adaptadas à realidade piauiense. É um passo fundamental para fortalecer a gestão de obras públicas e o uso inteligente de recursos”, acrescentou Gabriela Celso.
A iniciativa de levar a equipe premiada à Jornada BIM é fruto do Papo de Governança, evento realizado em julho pela Seplan, que reconheceu as secretarias estaduais com melhor desempenho na execução de obras públicas, com base no Índice de Desempenho da Gestão (IDEG).
Na categoria de investimentos de até R$ 20 milhões, foram premiadas as Secretarias da Educação (1º lugar), de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (2º lugar) e da Agricultura Familiar (3º lugar). Já entre os investimentos acima de R$ 20 milhões, os destaques foram a Secretaria das Cidades (1º lugar), o Idepi (2º lugar) e a Secretaria da Infraestrutura (3º lugar).
Como parte do prêmio, os servidores dessas pastas participarão, nos dias 4 e 5 de novembro, da programação técnica da Jornada BIM, que contará com atividades voltadas à gestão digital de obras e à aplicação prática da metodologia em diferentes fases dos projetos públicos.
Durante a missão técnica, a comitiva piauiense visitará a primeira obra pública modelada e fiscalizada 100% com a metodologia BIM no Paraná, a Ponte de Guaratuba, referência nacional em inovação e controle de qualidade em infraestrutura.
Municípios Com apenas 6% das cidades do PI com trânsito municipalizado, Detran intensifica ações para ampliar adesão obrigatória
Piauí Sead realiza entrega de kits da Corrida do Servidor nesta quinta (30) e sexta-feira (31)
Tempo Temporais e ventos intensos atingem o Sul e avançam por outras regiões do Brasil Mín. 23° Máx. 40°