
O estudante Carlos Eduardo Ferreira, de 15 anos, morador de São Bernardo (MA), município localizado a cerca de 370 km de São Luís, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). Aluno da Escola Vereador Rubenito Silva Couto, situada no povoado Coqueiro, ele está entre os 27 finalistas que participarão da etapa nacional da premiação, em Brasília, representando o Maranhão.
A ONEE é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que mobiliza estudantes e professores do 8º e 9º ano do ensino fundamental. O projeto tem como objetivo promover a conscientização sobre o uso responsável de energia, unindo sustentabilidade e inovação por meio de uma abordagem lúdica e interativa, com o uso de gamificação e desafios.
De origem humilde, Carlos Eduardo recebe ajuda para custear a viagem à capital federal. De acordo com o coordenador da escola, Gerson Ricardo, o jovem é um aluno dedicado e esforçado.
“É um sentimento de orgulho e dever cumprido. Esse resultado é fruto de três anos de trabalho e incentivo, além da satisfação de fazer a diferença na vida dele por meio da educação e do projeto olímpico que desenvolvemos na escola”, destacou o coordenador.
Incentivo dos professores e dedicação aos estudos
Em entrevista ao g1, Carlos Eduardo contou sobre o incentivo que recebeu durante sua preparação para a olimpíada.
“Quem me incentivou a participar dessa olimpíada foi o professor Gerson e a professora Lindellane, de Ciências. O que mais aprendi foi como economizar energia e entender o quanto isso é importante para a vida humana”, relatou o estudante.
A professora de Ciências Lindellane, responsável por aplicar o conteúdo e preparar os alunos, comentou sobre o desempenho do jovem.
“Ele sempre foi muito observador e dedicado nas atividades propostas. Fazia suas anotações e análises com atenção, sempre relacionando o tema à prática”, afirmou a docente.
Segundo ela, trabalhar o tema da eficiência energética foi uma experiência enriquecedora para toda a turma.
“Em sala de aula encontramos diferentes níveis de aprendizagem e precisamos adotar métodos variados. Utilizamos, por exemplo, estudos de caso, nos quais os alunos faziam análises, propunham soluções e equilibravam teoria e prática”, explicou Lindellane.
Carlos Eduardo afirmou que representar o estado na etapa nacional é motivo de grande alegria.
Não é só por mim e pela minha família, é pelo Maranhão inteiro e pela minha escola
— Carlos Eduardo
O jovem também destacou o papel da família em sua trajetória e os sonhos que pretende realizar por meio da educação.
“Quero me formar na faculdade, conseguir fazer o que sempre sonhei e, com fé em Deus, construir uma vida melhor para mim e para minha família”, afirmou.
Mesmo com condições financeiras limitadas, o estudante garantiu que não enfrentará dificuldades para viajar, já que está recebendo apoio do ex-prefeito e do atual prefeito de São Bernardo, além de amigos e moradores da comunidade.
“Foi um carinho imenso. Recebi muitas mensagens e parabéns das pessoas da minha cidade, e isso aquece meu coração”, contou.
Para o futuro, Carlos Eduardo revelou o desejo de seguir a carreira de advogado, com o objetivo de ajudar sua família e seus pais.
Acidente Mulher é encontrada morta às margens de rodovia no interior do MA
INSS Mais de 165 mil no MA receberam R$ 118,5 milhões por descontos indevidos do INSS
Acusação Prefeito de São Benedito do Rio Preto é afastado em ação contra grupo suspeito de fraudar recursos do Fundeb no MA
Mín. 23° Máx. 40°