
Na tarde de domingo, 26 de outubro, professores da rede básica de ensino de Timon, no Maranhão, passaram por momentos de grande tensão durante a aplicação da Prova Nacional Docente (PND). O exame, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicado pelo Inep, tem como objetivo avaliar a formação e o conhecimento dos profissionais da educação básica.
Segundo vídeos e relatos que circulam nas redes sociais, dezenas de educadores foram impedidos de participar da prova devido à ausência de carteiras escolares em locais como a Escola Municipal Marechal Castelo Branco, situada no bairro Parque União, e na Unidade Escolar Duque de Caxias. A orientação recebida foi clara: apenas os que estivessem sentados poderiam realizar o exame, deixando muitos do lado de fora.
Nos registros compartilhados, os professores expressam indignação e relatam o constrangimento causado pela situação. Alguns chegaram a registrar boletins de ocorrência na delegacia local, denunciando o descaso com a organização da prova.
O episódio evidencia a urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e respeito aos profissionais que se dedicam diariamente à educação pública.
Piauí Reforma no Campus Clóvis Moura da Uespi deve ser concluída até dezembro
Educação PND 2025: prova para professores é aplicada hoje em 750 cidades
Piauí Uespi abre inscrições para Exame de Proficiência em Leitura em Língua Estrangeira Mín. 25° Máx. 40°