
A obra de pavimentação da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul, no centro-sul do Paraná, foi paralisada após a descoberta de fósseis de animais mais antigos que os dinossauros, como o Mesosaurus brasiliensis, um lagarto aquático que viveu há cerca de 280 milhões de anos.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), responsável pela rodovia, estão sendo avaliadas soluções técnicas e ambientais para viabilizar a retomada da obra ou a elaboração de alternativas de execução.
A paralisação ocorreu após o cancelamento da licença ambiental, atendendo a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF). O órgão destacou que o Instituto Água e Terra (IAT) concedeu a licença sem a análise e manifestação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), "o que caracteriza falha no processo de licenciamento ambiental".
Segundo o DER-PR, 52,72% dos serviços já haviam sido executados.
"Se trata de um trecho de pavimentação de 1,6 km da PR-364 no perímetro urbano, com implantação de viaduto no entroncamento com a BR-153. O investimento na empreitada é de R$ 23,7 milhões. O tráfego atualmente é realizado por via municipal para acesso entre as rodovias", informou o órgão.
As obras foram suspensas na sexta-feira (10), após a publicação da portaria que anulou a licença ambiental. A previsão de conclusão era 28 de novembro, mas o DER informou que "o cronograma da obra será atualizado após a situação ser superada."
A decisão do MPF foi motivada pela descoberta de fósseis durante outra intervenção na BR-153, próxima à região. Os achados estão sendo estudados por pesquisadores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
A procuradora da República Monique Cheker, responsável pela recomendação, afirmou que a obra representava risco de dano ambiental e arqueológico. O MPF também solicitou que o Iphan realize uma vistoria técnica no local para verificar possíveis danos ao patrimônio histórico e cultural
Piauí Piauí amplia presença em discussões nacionais e integra debates estratégicos para o futuro ambiental do país
Piauí Piauí avança na gestão ambiental com aprovação de quatro novos planos de manejo de Unidades de Conservação estaduais
Meio Ambiente Semace realiza capacitação sobre poluição sonora e uso de sonômetro em Sobral
Piauí Fiscalização da Semarh intensifica monitoramento das condições ambientais para proteção da Lagoa do Portinho
Meio Ambiente Praia de Iracema e mais 38 trechos do litoral cearense estão próprios para banho
Piauí Semarh promove ação de soltura e devolve 50 animais silvestres à natureza no norte do Piauí Mín. 26° Máx. 38°