
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), realizou em Sobral a capacitação “Poluição Sonora e Uso do Sonômetro”, direcionada a servidores estaduais e municipais que atuam em órgãos ambientais. Também estiveram presentes na capacitação a diretora da Semace Sobral, Raquel Gomes, e os gestores ambientais Frank Soares e Leonardo Rodrigues. A formação ocorreu nos dias 26 e 27 de novembro.
Sobral é o segundo município contemplado. A primeira edição do curso ocorreu em Juazeiro do Norte, e a próxima será promovida em Fortaleza, nos dias 3 e 4 de dezembro. Participam da iniciativa servidores públicos da área ambiental e profissionais das forças de segurança que atuam em ações de fiscalização.
Durante o curso, os participantes receberam orientações sobre a legislação vigente e as normas que tratam da poluição sonora, além de instruções práticas sobre o uso dos instrumentos de medição de ruído. O conteúdo inclui ainda os procedimentos previstos na NBR 10151/2019, que estabelece critérios para a medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas.
Para o fiscal ambiental da Semace e responsável pela capacitação, Isael Gomes, a iniciativa fortalece a atuação do poder público no combate ao problema. Ele destaca que a poluição sonora deve ser tratada com a mesma seriedade que os demais tipos de poluição. Ao qualificar servidores que atuam na fiscalização, a Semace contribui para ampliar a capacidade técnica do Estado e dos municípios, promovendo ações mais eficazes e reduzindo os impactos do ruído excessivo na saúde e na qualidade de vida da população.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição sonora é a segunda maior causa ambiental de redução da expectativa de vida em grandes centros urbanos, atrás apenas da poluição do ar. A temática, portanto, tem ganhado destaque nas políticas públicas voltadas à saúde e ao meio ambiente.
Piauí Fiscalização da Semarh intensifica monitoramento das condições ambientais para proteção da Lagoa do Portinho
Meio Ambiente Praia de Iracema e mais 38 trechos do litoral cearense estão próprios para banho
Piauí Semarh promove ação de soltura e devolve 50 animais silvestres à natureza no norte do Piauí
Queimadas Queimadas no Ceará aumentam mais de 400% no segundo semestre de 2025
Regularização Semarh convoca proprietários rurais do Piauí para regularizar CAR suspensos
Crise hídrica Brasil perde diariamente volume de água equivalente a mais de 6 mil piscinas olímpicas
Piauí Lagoa do Portinho: fiscalização encontra irregularidades e reforça vigilância ambiental
Operação Fiscalização identifica desvio ilegal de água e outras infrações ambientais na Lagoa do Portinho
Piauí Semarh reforça rigor ambiental e monitora área atingida por carga química em Baixa Grande do Ribeiro Mín. 23° Máx. 36°