
A prática regular de esportes e lazer nas escolas integra o projeto pedagógico da educação de tempo integral da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Com a proposta de engajar os estudantes, promovendo saúde física, mental e habilidades como liderança e trabalho em equipe, foi realizado o Circuito de Práticas Corporais do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, na zona Sul de Teresina. As atividades seguem até o dia 28 de novembro.
O projeto envolve 336 alunos matriculados no Ceti, que participam de competições esportivas nas modalidades individuais, como uno, xadrez, badminton, tênis de mesa e cubo mágico; e nas coletivas, com jogos de vôlei, futsal, queimada e basquete. A iniciativa envolve ainda atividades artísticas, como apresentações de danças, além de trabalhar valores como empatia, respeito e tolerância, através do espírito esportivo.
Para a estudante da 2ª série do ensino Médio, Ana Gabryelle Chaves Matias, o Circuito de Práticas Corporais incentiva todos os alunos a se envolverem ativamente nas atividades, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes no ambiente escolar. “Me permiti conhecer diversas modalidades, como o vôlei, badminton e queimada, que me mostraram que cada prática tem o seu jeito próprio de ensinar. Uma desenvolve a cooperação e a comunicação e a outra fortalece o foco, a disciplina e o autocontrole”, explica. Já a estudante Amanda Kelly Soares disse que o momento é de celebração ao esporte e à educação. “Aprendemos muito sobre união, respeito, foco e estamos criando memórias que vamos levar sempre”, complementou.

Com a universalização do ensino de tempo integral, as escolas da rede estadual da Educação têm mais tempo para investir na prática esportiva como parte essencial da formação dos estudantes. O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou que o esporte deixou de ser apenas uma atividade física complementar e passou a ocupar espaço no currículo, integrando-se a outras dimensões da vida escolar, como a cultura, a ciência, o meio ambiente e a tecnologia.
“Por meio do Seduc Esportiva, temos reforçado os investimentos em infraestrutura das escolas, com um olhar especial para espaços de prática esportiva com a reforma e a construção de novas quadras, de salas voltadas para a prática de boxe, tênis de mesa e outras modalidades. A intenção é ampliar oportunidades e fazer do esporte educacional um dos pilares da formação integral”, afirmou.

Seduc Esportiva
Desde 2023, o Programa Seduc Esportiva recebeu mais de R$ 41,7 milhões em investimentos, com a construção de 32 novas quadras e a reforma de outras 154, fortalecendo a rotina esportiva em todo o Piauí. Atualmente, 300 escolas ofertam modalidades como futsal, voleibol, atletismo, badminton, capoeira, boxe, judô, xadrez e beach tennis.

Educação Novembro Azul: urologista tira dúvidas sobre saúde masculina
Educação Sintelmark destaca papel do setor de serviços como motor da sustentabilidade
Educação Congresso reúne 5 mil especialistas no aparelho digestivo
Educação Concluintes de cursos de tecnologia fazem Enade 2025 neste domingo
Piauí Governo do Piauí lança maior pacote de qualificação profissional da história nesta segunda (24)
Educação Enem 2025: prazo para solicitar reaplicação de prova termina hoje
Piauí Seduc impulsiona políticas de educação antirracista e celebra conquistas da Rede Estadual no Dia da Consciência Negra
Piauí Seduc fortalece políticas de educação antirracista e celebra conquistas da Rede Estadual no Dia da Consciência Negra
Educação Ministro da Educação diz que três questões do Enem foram anuladas por “precaução” Mín. 25° Máx. 32°