
O Governo do Piauí está ampliando os investimentos em infraestrutura hídrica com o objetivo de reduzir os efeitos da seca e melhorar a qualidade de vida das famílias do semiárido. Em entrevista, a secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, anunciou que o estado deve construir mais de 20 mil cisternas nos próximos meses.
O total será alcançado com a soma de diferentes projetos em andamento e previstos:
Segundo a secretária, o número final ultrapassará 20 mil unidades, somando também as cisternas já construídas pelo governo e pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).
Os investimentos incluem dois tipos principais de cisternas, com acompanhamento técnico e capacitação para o uso racional da água:
Além das obras, o governo também aposta em programas de longo prazo voltados à sustentabilidade rural, como o Piauí Sustentável e Inclusivo e o Pilares do Desenvolvimento, que juntos somam cerca de R$ 1 bilhão em investimentos. A meta é beneficiar 20 mil famílias, com assistência técnica por até três anos e incentivo ao uso de tecnologias adaptadas às mudanças climáticas.
A secretária Rejane Tavares enfatizou a necessidade de criar uma nova cultura de convivência com o semiárido, baseada na sustentabilidade e conscientização ambiental. Ela destacou práticas como:
Para enfrentar a estiagem atual, o governador Rafael Fonteles criou um gabinete de crise que reúne várias secretarias, entre elas Agricultura Familiar, Meio Ambiente, Assistência Social e Defesa Civil.
As principais ações incluem o abastecimento emergencial de água, envio de carros-pipa — em parceria com a Águas do Piauí —, distribuição de cestas básicas e auxílio financeiro para agricultores que tiveram prejuízos com a seca.
Piauí Piauí amplia presença em discussões nacionais e integra debates estratégicos para o futuro ambiental do país
Piauí Piauí avança na gestão ambiental com aprovação de quatro novos planos de manejo de Unidades de Conservação estaduais
Meio Ambiente Semace realiza capacitação sobre poluição sonora e uso de sonômetro em Sobral
Piauí Fiscalização da Semarh intensifica monitoramento das condições ambientais para proteção da Lagoa do Portinho
Meio Ambiente Praia de Iracema e mais 38 trechos do litoral cearense estão próprios para banho
Piauí Semarh promove ação de soltura e devolve 50 animais silvestres à natureza no norte do Piauí Mín. 26° Máx. 38°