
O Comando de Polícia Ambiental (CPA) da Polícia Militar do Piauí (PMPI), por meio de suas unidades operacionais, formado por um batalhão (BPA) e três companhias (CIPAs), se projeta em 2025 na missão de preservar o meio ambiente. Em 9 meses, o CPA contabiliza participação em 383 operações, em conjunto com outras instituições, atingindo números expressivos de repressão a crimes e infrações ambientais em todo o território piauiense.
O combate à caça predatória em áreas de preservação é um dos focos das ações da Polícia Ambiental. Em setembro deste ano, numa única operação, denominada Biodiversidade Catingueira I, que abrangeu Parques como Serra da Capivara e Serra das Confusões, os policiais do BPA, em parceria com o ICMBio, apreenderam 38 armas de fogo, 23 animais silvestres e mais de 150 objetos usados como armadilhas por caçadores. A ação resultou na aplicação de R$ 112 mil em multas, além da condução dos suspeitos da prática criminosa à delegacia.

O resgate de animais silvestres em cativeiro e em situação de perigo também se destaca no número de ocorrências. Foram 3.042 resgates de janeiro a setembro deste ano, ações que resguardam a segurança da fauna e das pessoas que vivem nos ambientes onde os bichos buscam abrigo, fora do habitat natural. As serpentes lideram o levantamento das espécies mais capturadas, com 466 ocorrências.

“Todas essas ações têm por objetivo a preservação da fauna, da flora e são importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico no nosso estado como um todo”, ressalta o subcomandante do CPA, Cel. Teixeira da Silva.
O Comando de Polícia Ambiental é composto pelo Batalhão de Polícia Ambiental em Teresina e três Companhias situadas em São Raimundo Nonato, Uruçuí e Parnaíba. O efetivo é de 121 policiais que entregam uma produtividade elevada, fruto de planejamento do comando e empenho da tropa.

Garantia do Sossêgo
A Polícia Ambiental é peça fundamental nas operações Silêncio e Paz, que coíbem o barulho excessivo em áreas urbanas e rurais. Este ano, a especializada participou de 196 ações em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Científica. As abordagens reprimem a perturbação do sossego alheio, garantindo a tranquilidade de quem vive ao redor.

Educação Ambiental
Paralelamente ao trabalho repressivo, a Polícia Ambiental também atua preventivamente em ações educativas. De janeiro a setembro deste ano foram 101 participações em palestras, seminários, simpósios e entrevistas aos meios de comunicação, difundindo informações importantes para a sociedade.
Estudo Pesquisa revela que 60% dos quilombos sofrem invasões e garimpo
Sustentabilidade Maranhão apresenta projeto de gestão sustentável na Conferência do Clima da ONU em Belém
Seca no Piauí Governo Federal reconhece situação de emergência em cinco municípios do Piauí
Agronegócio Chuvas irregulares prejudicam plantio de soja com atraso de 8% em comparação com o ano passado
Piauí Semarh apresenta mecanismos inovadores de financiamento verde em painel da COP30
Tensão na COP 30 Protesto na COP30 termina com segurança ferido e bloqueio na saída da blue zone em Belém
Piauí Segurança hídrica na Caatinga ganha destaque em painel da COP30 com participação do Piauí
Meio Ambiente COP-30: Funceme integra caravana fluvial franco-brasileira em prol do diálogo com comunidades amazônicas
Meio Ambiente COP30: programas AJA e Auxílio Catador são apresentados na Casa da Biodiversidade Mín. 26° Máx. 39°