O Projeto Acervo Público – Dança e Teatro segue movimentando a cena cultural piauiense e neste sábado (4), às 19h, apresenta o espetáculo Exercício Sobre Medeia, do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes. A apresentação ocorre na Escola Estadual de Dança Lenir Argento (sala 3) e a entrada é gratuita.
Lançado em 2023, o projeto surge como uma proposta inovadora de ocupação artística e de acesso democrático à produção cênica local, reunindo temporadas de apresentações de dois importantes coletivos piauienses: o Redemoinho de Dança e o Coletivo Piauhy Estúdio das Artes.
O espetáculo
Com duração de 30 minutos e dividido em seis movimentos, Exercício Sobre Medeia utiliza um processo de bricolagem de textos de Cecília Meireles, Chico Buarque e Paulo Pontes, Ritual de Invocação de Hécate e Silmara Silva para revisitar a trajetória da personagem mítica Medeia — mulher, mãe e feiticeira que, após ser traída pelo marido Jasão, comete um ato extremo de vingança, assassinando os próprios filhos.
O diretor Adriano Abreu explica que a montagem nasceu de um desejo artístico específico. “Exercício Sobre Medeia surge da necessidade de criar um trabalho teatral em que a atriz pudesse desenvolver sua atuação de forma meticulosa, construindo ações cênicas pautadas apenas no conteúdo simbólico, sem gesticulações desnecessárias. Uma representação em que a presença da atuante se transforma em um corpo vibrátil em cena. Passamos um ano nesse processo e Silmara Silva conseguiu constituir um trabalho que, na nossa opinião, é um grande ato teatral. Certamente, este espetáculo já entra para a história do Teatro Brasileiro de Expressão Piauiense como um dos melhores solos produzidos no estado”, destaca o diretor.
A atriz Silmara Silva, responsável pela atuação, figurino e visagismo, coleciona premiações com o solo Exercício Sobre Medeia. Ela já havia conquistado, em 2012, o título de Melhor Atriz Piauiense e, com este trabalho, voltou a ser agraciada em 2014 no Troféu “Os Melhores do Teatro Piauiense”. Em 2015, recebeu o prêmio de Melhor Atriz no 4° Festival Nacional de Teatro de Floriano (PI) e, em 2017, foi novamente reconhecida com o Troféu em Cena, de Melhor Atriz.
A ficha técnica do espetáculo reúne: Concepção, Direção e Ambientação Visual e Sonora de Adriano Abreu; Atuação, Figurino e Visagismo de Silmara Silva; Arte Gráfica de Leandro Soares; e Realização do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes.
Classificação etária: 14 anos | Gênero: Tragédia | Duração: 30 minutos
O Projeto Acervo Público – Dança e Teatro é patrocinado pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Mín. 23° Máx. 39°