
O Projeto Acervo Público – Dança e Teatro segue movimentando a cena cultural piauiense e neste sábado (4), às 19h, apresenta o espetáculo Exercício Sobre Medeia, do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes. A apresentação ocorre na Escola Estadual de Dança Lenir Argento (sala 3) e a entrada é gratuita.
Lançado em 2023, o projeto surge como uma proposta inovadora de ocupação artística e de acesso democrático à produção cênica local, reunindo temporadas de apresentações de dois importantes coletivos piauienses: o Redemoinho de Dança e o Coletivo Piauhy Estúdio das Artes.

O espetáculo
Com duração de 30 minutos e dividido em seis movimentos, Exercício Sobre Medeia utiliza um processo de bricolagem de textos de Cecília Meireles, Chico Buarque e Paulo Pontes, Ritual de Invocação de Hécate e Silmara Silva para revisitar a trajetória da personagem mítica Medeia — mulher, mãe e feiticeira que, após ser traída pelo marido Jasão, comete um ato extremo de vingança, assassinando os próprios filhos.
O diretor Adriano Abreu explica que a montagem nasceu de um desejo artístico específico. “Exercício Sobre Medeia surge da necessidade de criar um trabalho teatral em que a atriz pudesse desenvolver sua atuação de forma meticulosa, construindo ações cênicas pautadas apenas no conteúdo simbólico, sem gesticulações desnecessárias. Uma representação em que a presença da atuante se transforma em um corpo vibrátil em cena. Passamos um ano nesse processo e Silmara Silva conseguiu constituir um trabalho que, na nossa opinião, é um grande ato teatral. Certamente, este espetáculo já entra para a história do Teatro Brasileiro de Expressão Piauiense como um dos melhores solos produzidos no estado”, destaca o diretor.
A atriz Silmara Silva, responsável pela atuação, figurino e visagismo, coleciona premiações com o solo Exercício Sobre Medeia. Ela já havia conquistado, em 2012, o título de Melhor Atriz Piauiense e, com este trabalho, voltou a ser agraciada em 2014 no Troféu “Os Melhores do Teatro Piauiense”. Em 2015, recebeu o prêmio de Melhor Atriz no 4° Festival Nacional de Teatro de Floriano (PI) e, em 2017, foi novamente reconhecida com o Troféu em Cena, de Melhor Atriz.
A ficha técnica do espetáculo reúne: Concepção, Direção e Ambientação Visual e Sonora de Adriano Abreu; Atuação, Figurino e Visagismo de Silmara Silva; Arte Gráfica de Leandro Soares; e Realização do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes.
Classificação etária: 14 anos | Gênero: Tragédia | Duração: 30 minutos
O Projeto Acervo Público – Dança e Teatro é patrocinado pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Piauí Exposição “Piauí Afropindorâmico” chega ao Memorial Esperança Garcia nesta segunda (9)
Miguel Alves Troncos petrificados de 280 milhões de anos revelam passado surpreendente do Piauí
Piauí Teresina recebe oficina gratuita de filmadoras analógicas e produção de imagens
Despedida Morre Nilton Cesar aos 86 anos
Piauí Abertas inscrições para novos talentos na Casa do Artesão Design Mestre Albertino
Piauí Exposição de trabalhos em madeira resinada é destaque na Casa do Artesão a partir desta segunda (26)
Piauí Rafael Fonteles prestigia posse da nova diretoria da Academia Piauiense de Letras e destaca importância da instituição
Piauí Henry Dantas, Banda Magnólia e Superid Elétrico animam Feira na Praça neste domingo (25)
Piauí Governo do Piauí inaugura Monumento Lagoa do Jacaré em Piracuruca nesta quinta-feira (22) Mín. 23° Máx. 26°