
Teresina recebe a oficina “Lamento aos Pixels”, um workshop voltado ao uso de filmadoras analógicas e à produção de imagens a partir de suas limitações e potências. O curso será ministrado pela diretora, produtora, montadora, colorista e câmera Xuxu Kamei, neste sábado (31), das 14h às 18h, no Campo Arte Contemporânea, na rua Agnelo Pereira da Silva, nº 3497, no bairro São João.
A oficina integra a programação do Mormaço de Janeiro, uma ação realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura.
A oficina propõe uma vivência prática com filmadoras analógicas, passando por operação de câmera, coloração de sinais e criação de imagens, a partir da análise estética e de referências visuais. A atividade inclui introdução ao DaVinci Resolve e conta com duas filmadoras disponíveis para manuseio. Com mais de dez anos de atuação no audiovisual, Xuxu é um artista trans que trabalha entre publicidade, documentários, videoclipes e curtas, tem formação na Universidade de Belas Artes de Berlim, experiência como freelancer na Europa e passagem pela plataforma Colors x Studios, além de assinar a colorização do filme “Anunciação da Luta”.

Mormaço de Janeiro
A oficina integra a programação do Mormaço de Janeiro, que começa nesta sexta-feira (30), a partir das 19h, com o Desfile Performático Forgive Gui, do artista têxtil Gui de Areia, que transforma tecidos, imagens e monstros em matéria viva. O trabalho retoma e recria o ensaio visual iniciado em 2021, propondo um retorno que não é repetição, mas transformação contínua. As imagens se reorganizam, os materiais ganham novos sentidos e o desfile se apresenta como um gesto em movimento, entre memória, corpo e invenção.
Na mesma noite (30), às 20h, a programação segue com Uma Noite de Skate, que reúne a exibição dos filmes “A Vida Rasa e SK8THE”. As obras partem do skate como forma de ocupar a cidade e celebrar a vida, abrindo espaço para diferentes olhares sobre o urbano. Após a exibição ocorre uma conversa com as diretoras Mariana Medeiros e Xuxu Kamei, mediada por Maurício Pokemon, ampliando o diálogo entre audiovisual, cultura urbana e memória coletiva.

No sábado (31), o espaço é ativado com o ManaManchão, um mutirão verde que convida o público a cuidar do lugar de forma coletiva. Entre café compartilhado, troca de plantas e mãos na terra, a ação propõe um tempo de encontro, aprendizado e atenção ao espaço comum, em um ritmo leve de manhã de sábado. O evento ocorre, das 8h às 11h, e é uma iniciativa do Atelier Ateliê e Revoada Produções.
Encerrando a programação (31), às 19h, será realizado o lançamento do fanzine Macacal, de Jamires Martins e Maurício Pokemon. A publicação é resultado de uma residência de experimentação gráfica a partir do bairro São João, reunindo imagens, histórias e fragmentos encontrados entre o território, o Campo e o arquivo público. Um trabalho que circula entre escuta, memória e invenção, fechando a semana com mais um gesto de partilha.
Despedida Morre Nilton Cesar aos 86 anos
Piauí Abertas inscrições para novos talentos na Casa do Artesão Design Mestre Albertino
Piauí Exposição de trabalhos em madeira resinada é destaque na Casa do Artesão a partir desta segunda (26)
Piauí Rafael Fonteles prestigia posse da nova diretoria da Academia Piauiense de Letras e destaca importância da instituição
Piauí Henry Dantas, Banda Magnólia e Superid Elétrico animam Feira na Praça neste domingo (25)
Piauí Governo do Piauí inaugura Monumento Lagoa do Jacaré em Piracuruca nesta quinta-feira (22) Mín. 22° Máx. 33°