
Mais de 3 mil estudantes da rede estadual participam da 4ª Feira da Literatura Piauiense (Felipi), no Sesc Cajuína, em Teresina. O evento reuniu, em três dias de feira, escritores, editoras e uma programação diversificada com palestras, preparação para o Enem, oficinas e apresentações culturais, aproximando os jovens do universo dos livros.
Nessa quinta-feira (25), o secretário da Educação, Washington Bandeira, visitou a feira, acompanhou a participação dos estudantes e destacou a leitura como prioridade da política educacional do Estado. Ele lembrou que a Seduc distribuiu cheques-livros de R$ 30 para cada aluno da rede estadual e mantém o Clube de Leitura Seduc, programa que promove rodas de conversa, encontros com autores, desafios e concursos literários, fortalecendo o hábito da leitura nas escolas.

“O investimento em leitura é para o presente e futuro. Quando entregamos cheques-livros e criamos programas como o Clube de Leitura Seduc, garantimos que cada jovem tenha acesso à literatura, expanda horizontes e desenvolva competências fundamentais para a vida. O Piauí já universalizou o ensino médio em tempo integral e agora fortalece a leitura como um pilar dessa transformação”, afirmou Washington Bandeira.
Entre os corredores da Felipi, estudantes celebraram a oportunidade de escolher livros e viver novas experiências. Para Yuri Matheus, do Ceti Caluzinha Freire, a feira é uma chance única. “É maravilhoso, conseguimos conhecer outras culturas e viver histórias diferentes”, disse o aluno.
Já Carlos Henrique Costa destacou a variedade de títulos. “Vou levar para casa o livro que eu tanto queria. É muito bom ter essa oportunidade de encontrar tantas opções em um só lugar”, falou o estudante.
A Felipi foi realizada, de 23 a 25 de setembro, com intensa programação e a presença de escritores piauienses e nacionais. “Para a Seduc, participar da feira é mais uma forma de mostrar que a educação e a cultura caminham juntas na formação dos jovens piauienses”, finalizou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Piauí Tema da redação do Enem 2025 foi debatido pelos professores da rede estadual nas revisões da Seduc
Educação Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chegou a 27%
Educação Redação do Enem 2025 aborda as perspectivas para o envelhecimento Mín. 24° Máx. 39°