São Raimundo Nonato recebe, no sábado (27), Mostra Cultural DuBarro, com Mutirão de Graffiti, apresentações culturais e a 1ª edição da Batalha DuBarro, reunindo os talentos locais em um grande encontro artístico e cultural.
O evento é a conclusão dos trabalhos do projeto DuBarro: Ecos do Hip-Hop, iniciativa que levou oficinas de rap, breaking e grafite para crianças e jovens de 8 a 18 anos do bairro Santa Luzia e comunidade vizinhas.
“A Mostra Cultural DuBarro é fruto de um trabalho coletivo, que envolve artistas, produtores e a comunidade. Queremos valorizar os talentos locais e mostrar que a cultura do nosso território tem força e criatividade. Este evento é uma celebração da arte e da resistência cultural do bairro Santa Luzia, em São Raimundo Nonato”, afirma Tom Castro, proponente do projeto e produtor cultural.
O projeto DuBarro: Ecos do Hip-Hop surgiu da ideia de transformar a realidade local por meio da cultura hip-hop, uma expressão artística que, ao longo dos anos, se consolidou como linguagem acessível e transformadora, especialmente nas periferias urbanas. Com oficinas conduzidas por artistas e educadores locais que vivem e respiram o hip-hop, o DuBarro promoveu espaços de aprendizado, criatividade e troca de experiências, fortalecendo o protagonismo juvenil e o sentimento de pertencimento à comunidade.
As atividades foram realizadas na antiga Casa da Castanha, atual espaço cultural administrado pela Associação Grupo Cultural Encontro Nordestino, localizado no coração do bairro Santa Luzia, e transformaram a realidade de dezenas de jovens, que descobriram na arte uma ferramenta de expressão e transformação social. Além das oficinas, o projeto resgatou a história e a identidade local, valorizando a força cultural do Bairro Santa Luzia e criando novas perspectivas para as crianças e jovens da comunidade.
O DuBarro: Ecos do Hip-Hop é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (Lei nº 14.399/2022), por meio do Edital nº 02/2024 – Cult-Periferia, da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult).
Mín. 20° Máx. 39°