A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) tem ampliado sua atuação por meio de um termo de cooperação técnica que envolve diferentes órgãos do governo do Estado. Esse acordo possibilita ações conjuntas nas áreas da saúde, educação e assistência social, garantindo mais suporte às comunidades terapêuticas. Dentro desse contexto, a parceria com a Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv) se destaca pela oferta do programa Projeto de Vida, voltado para a juventude em processo de acolhimento.
“A Cendfol coordena uma rede de enfrentamento às drogas que exige a participação de diferentes áreas, como saúde, educação e assistência social. Nesse contexto, a parceria com a Cojuv é estratégica, pois leva o Projeto de Vida para dentro das comunidades terapêuticas, fortalecendo o processo de reinserção e oferecendo novas perspectivas aos jovens”, destacou a secretária da Cendfol, Simone Pereira.
Um exemplo das ações realizadas nessa parceria são as atividades alusivas ao Setembro Amarelo, voltadas para a juventude, com rodas de conversa, oficinas e momentos de escuta. Neste mês, a programação contemplou instituições como a Associação Beneficente O Bom Samaritano – Nos Braços do Pai e a Associação Terapêutica Nova Criatura.
Foto: Reprodução/Secom Piauí
A diretora de Interlocução Institucional da Cendfol, Karina Sampaio, também ressaltou a importância do programa. “A iniciativa tem o objetivo de auxiliar na construção de um futuro, no desenvolvimento social e econômico e no fortalecimento de vínculos familiares, elementos cruciais para a reinserção social”, afirmou.
Essas atividades incluem ainda materiais educativos da Cojuv, que abordam temas como autoconhecimento e identificação de sinais de alerta para o sofrimento emocional. As ações são desenhadas para ajudar a juventude a lidar com os desafios dessa fase da vida, cultivando resiliência e a capacidade de buscar apoio. A parceria com a Cojuv leva o programa Projeto de Vida diretamente para os jovens entre 19 e 29 anos em comunidades terapêuticas.
“O Projeto de Vida é uma oficina em que a equipe da juventude trabalha com os acolhidos para que eles se reconheçam e planejem seu futuro, a metodologia incentiva que o jovem, a partir do autoconhecimento, defina o que deseja ser após o acolhimento”, explicou Karina.
Foto: Reprodução/Secom Piauí
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.