Sexta, 12 de Dezembro de 2025
35°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Assistência Social Piauí

Serviços especializados para pessoas com deficiência no Piauí recebem visita de gestores de diversos estados nesta sexta (12)

Teresina sediou, durante os dias 10 e 11 de dezembro, o Fórum Nacional de Gestores e Gestoras de Políticas para Pessoas com Deficiência, evento pro...

12/12/2025 às 13h37
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Teresina sediou, durante os dias 10 e 11 de dezembro, o Fórum Nacional de Gestores e Gestoras de Políticas para Pessoas com Deficiência, evento promovido pela Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O fórum reuniu gestores de 18 estados brasileiros em discussões sobre saúde, educação inclusiva, empregabilidade, esporte, qualificação profissional e inteligência artificial como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Nesta sexta (12), os representantes dos estados brasileiros que participaram do Fórum vão realizar visitas para conhecer o funcionamento dos Centros Estaduais que oferecem serviços especializados para as pessoas com deficiência no Piauí, como o Centro Integrado de Educação Especial (Cies), o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e o Centro de Atendimento para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea-PI).

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Seid

O evento contou com a participação do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e do governador do Piauí, Rafael Fonteles, que destacou a importância de encontros como esse. “O Piauí é referência nacional nas políticas para inclusão da pessoa com deficiência a ponto de sediarmos aqui em Teresina esse encontro nacional de gestores, que vêm até o nosso estado conhecer e trocar experiências nessa área, e se depender de nós vamos continuar ampliando essas políticas, descentralizando os territórios para os municípios o trabalho que já é muito bem feito aqui na capital”, afirma o governador.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, que também é presidente do Fórum Nacional, o objetivo é fortalecer a articulação entre as esferas federativas. “Temos sempre que trabalhar em conjunto na defesa e na inclusão das pessoas com deficiência de todo o Brasil e, para isso, o Fórum serve para promover discussões e elaboração de propostas nessa área”, declara o gestor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias