
Em cinco meses de funcionamento, o Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Piauí (Cetea-PI) já realizou mais de 10 mil atendimentos, recebendo pessoas de todas as regiões do estado. Inaugurado em julho de 2025 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Secretaria da Saúde (Sesapi), o espaço oferece um atendimento especializado com diagnósticos, tratamentos e terapias.
O Centro está sob a administração da organização social de saúde Sociedade Brasileira Caminho de Damasco e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Cetea-PI fica localizado na Avenida Higino Cunha, n° 1552, bairro Cristo Rei, no antigo Centro de Perinatologia, ao lado de onde funcionava a Maternidade Evangelina Rosa, em Teresina.

Quem mora na capital pode ter acesso aos serviços indo até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência e solicitar o encaminhamento para Consulta Triagem Cetea-PI. Depois de efetuar o encaminhamento, é necessário confirmar, ligando para a Central de Marcação de Consultas, pelo telefone (86) 2222-7150.
Quem mora no interior do estado deve se dirigir até a Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade e solicitar o encaminhamento para Consulta triagem Cetea-PI. Moradores dos municípios do interior do Piauí já conseguem o agendamento feito pelo Regula Piauí. Não é necessário ligar para confirmar.
No Cetea-PI o trabalho é conduzido por uma equipe multidisciplinar, composta por mais de 50 profissionais, como neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta e assistente social e conta com uma brinquedoteca do Pacto pelas Crianças do Piauí, piscina para hidroterapia e uma sala de estímulo multissensorial.

De acordo com o secretário da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, a entrega do espaço é um marco na consolidação das políticas públicas executadas pela Seid, que devem ter continuidade e ampliação em 2026. “Nossa grande ação do ano foi a inauguração do primeiro Centro Especializado em Autismo do estado, que em pouco tempo já atingiu uma marca significativa de atendimentos, beneficiando pessoas de diversas regiões do Piauí”, declara o gestor.
O centro melhora a realidade e transforma vidas, como a de José Osmar, do município de Altos, pai de Mateus Fernandes, que é acompanhado pela equipe profissional do Cetea-PI. “Meu filho tem autismo de grau elevado e assim que ele começou o tratamento no Centro ele teve uma evolução muito grande e uma melhora bastante produtiva. Então, toda a equipe está de parabéns”, celebra José Osmar.
Piauí Serviços especializados para pessoas com deficiência no Piauí recebem visita de gestores de diversos estados nesta sexta (12)
Piauí Serviços especializados para pessoas com deficiência no Piauí recebem visita de gestores de diversos estados do Brasil nesta sexta (12)
Piauí Seid encerra o ano com mais de 10 mil passes livres emitidos e reforça inclusão ampliando acesso ao transporte e à cultura Mín. 23° Máx. 34°