A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, e o secretário estadual da Educação, Washington Bandeira, estiveram reunidos, na segunda-feira (15), para alinhar estratégias que reforcem a aplicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que prevê a inclusão do combate à violência no cotidiano escolar e na formação dos educadores.
Entre os encaminhamentos, destacam-se a expansão de campanhas de prevenção nas escolas, a criação de plataformas formativas em parceria com o Canal Educação e a ampliação da divulgação dos canais de denúncia da Sempi em unidades da rede estadual de ensino.
Também ficou definida a parceria para a Campanha 21 Dias de Ativismo pela Vida das Mulheres, que este ano terá foco especial em estudantes e educadores, consolidando a escola como espaço estratégico para o enfrentamento à violência de gênero.
De acordo com a gerente de Enfrentamento à Violência da Sempi, Érika Ruth Melo, a união entre educação e políticas para as mulheres representa um passo decisivo na prevenção. “As secretarias da Educação e das Mulheres estão somando forças e suas redes para prevenir a violência contra as mulheres no Piauí. Entendemos que é pela educação que podemos reverter uma mentalidade de ódio e agressão às mulheres e informar sobre seus direitos. Por isso, nossas ações estarão dentro das escolas, com campanhas preventivas, oficinas para educadores, mobilização dos homens pela Campanha do Laço Branco e o lançamento dos 21 Dias de Ativismo, que este ano terá como base as escolas do estado.”
Mín. 24° Máx. 39°