A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) promove, nesta quarta-feira (17), o quarto encontro formativo da 5ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, voltado para servidores estaduais. A atividade será realizada no Auditório Maria de Jesus Lima, na Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Teresina, a partir das 9h, com o tema “Prevenção ao Suicídio: a importância do cuidado da Saúde Mental”.
O Pró-Equidade tem como objetivo implementar medidas de proteção às mulheres, combater o racismo e todas as formas de discriminação de gênero, além de enfrentar o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.
De acordo com Érica Aguiar, coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Povos Originários e Tradicionais da Sempi, o encontro é uma oportunidade de refletir sobre a valorização da vida e a importância de ações permanentes de cuidado.
“Neste mês de setembro, optamos por trabalhar a prevenção do suicídio e a valorização da vida. O objetivo é orientar gestores e equipes sobre como identificar sinais de adoecimento, acolher e encaminhar servidores para tratamento, além de melhorar a dinâmica nos espaços de convivência. É um momento para reforçar que a prevenção ao suicídio não deve ser tratada apenas em setembro, mas incorporada às agendas institucionais de forma contínua, com atenção especial a grupos mais vulneráveis, como mulheres, pessoas negras e LGBTQIA+”, destacou a gestora.
A programação contará com a palestra da psicóloga clínica Amparo Maria da Silva, especialista em tanatologia e mestra em saúde da família, com experiência em prevenção do suicídio e valorização da vida. A mediação será feita por Josy Brito, psicóloga do Centro de Referência Francisca Trindade.
Com o ciclo de encontros formativos, a Sempi reforça o compromisso em promover um ambiente de trabalho mais saudável, inclusivo e respeitoso, contribuindo para o bem-estar dos servidores públicos estaduais.
Mín. 25° Máx. 39°