
O Orçamento Participativo Digital – OPA 2026-2027 avança em mais uma etapa importante: a análise de viabilidade técnica das propostas e das entidades cadastradas, que segue até o dia 8 de junho. Nesta fase, equipes técnicas avaliam os dados coletados na etapa anterior, que contabilizou 1.020 propostas de obras e serviços apresentadas por 497 entidades e associações comunitárias dos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.
Durante essa fase, são verificados aspectos como a documentação das entidades e a viabilidade de execução das propostas, ou seja, se elas podem ser realizadas dentro do orçamento do programa e com os recursos disponíveis. Também entram na análise critérios como clareza na descrição, adequação à área temática escolhida, justificativa apresentada e a inexistência de equipamentos semelhantes já implantados na região indicada.

Todo esse processo é realizado por meio da plataforma Colab Gov, desenvolvida pela GovTech Colab, parceira tecnológica do OPA. “A plataforma concentra todas as etapas do programa, desde o cadastro até a análise técnica das propostas. O sistema utiliza tecnologia da AWS (Amazon Web Services), referência mundial em segurança digital, garantindo proteção dos dados e transparência em todo o processo”, destaca a diretora de Orçamento Participativo Digital, Enia Meneses.
Além da análise documental, as equipes técnicas também realizam visitas às comunidades para verificar, na prática, as condições das propostas apresentadas. “Os técnicos estão em campo, conferindo metragem dos espaços e avaliando se as propostas são realmente viáveis. É um trabalho criterioso. Propostas com falhas técnicas, descrições imprecisas, incompatibilidade com a área temática ou que prevejam serviços já existentes poderão ser consideradas inviáveis”, explica a diretora.

A etapa de análise segue até o dia 8 de junho. Em seguida, a partir de 12 de junho, terá início a votação popular, quando a população poderá escolher quais propostas devem ser executadas.
Poderão participar da votação todas as pessoas com 16 anos ou mais e que possuam CPF. Cada eleitor poderá escolher uma única proposta, de qualquer município participante.
A votação será simples e acessível, podendo ser realizada até o dia 21 de junho pelo site do OPA, via WhatsApp, pelo aplicativo Colab ou ainda em vans itinerantes que circularão por pontos estratégicos das cidades.
As propostas mais votadas serão incorporadas ao orçamento do Estado e transformadas em obras e serviços a partir de 2027, garantindo que a escolha da população se torne realidade.
Segurados Novos beneficiários do INSS devem emitir Carteira de Identidade Nacional até 1º de maio
Violência Homem é esfaqueado em Pio IX e companheira é presa pela Polícia Militar
Piauí Fiéis do Piauí participam da procissão “Teresina Ressuscita com Cristo”
Piauí Governo do Piauí fortalece o campo com 40 mil inseminações, 91 dessalinizadores e mais de 700 mil produtores atendidos
Piauí Em três anos, Pacto pelas Crianças do Piauí realizou 62 mil atendimentos, implantou brinquedopraças e entregou 2 mil óculos
Governo Governo amplia assistência ambulatorial e ultrapassa 590 mil atendimentos na Policlínica São Bento
Governo Com apoio do Governo do Maranhão, Via Sacra do Anjo da Guarda transforma ruas do bairro em palco de arte e fé
Governo Paciente pediátrica inspira ação de humanização com música no Hospital Dr. Carlos Macieira
Governo Governo orienta puérperas da Maternidade Nossa Senhora da Penha sobre os benefícios da alimentação saudável Mín. 23° Máx. 31°