A Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, na última quinta-feira (28), uma reunião técnica para os 32 coordenadores regionais do Projeto Professor Diretor de Turma (CRPPDT), em Fortaleza. O evento teve como tema a recomposição das aprendizagens, levando em conta o papel específico que estes professores exercem em sala de aula. Os coordenadores regionais do PPDT, por sua vez, são responsáveis por desempenhar atribuição central na implementação, monitoramento e desenvolvimento do Projeto nas escolas de cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).
No encontro, a reflexão sobre a recomposição das aprendizagens partiu sob a ótica das competências socioemocionais, que são necessárias na atuação dos professores, em especial com relação aos estudantes em situação de vulnerabilidade. Para tanto, a reunião apresentou práticas exitosas, já desenvolvidas em escolas, e propôs a construção de atividades a serem desenvolvidas, tendo como base o que foi mostrado no encontro.
A programação também abordou a importância da “Campanha de Autodeclaração: pelo direito de ser e de existir”, promovida pela Seduc com o intuito de possibilitar a criação de dados mais precisos sobre a composição étnico-racial das escolas, incentivando um ambiente educacional mais inclusivo e respeitoso.
Além disso, a recomposição das aprendizagens foi analisada sob a ótica do ensino humanizado, à luz da aprendizagem visível, e também da formação para a cidadania.
A secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, ressaltou a importância do PPDT como uma das iniciativas mais significativas para fortalecer a aprendizagem e o vínculo entre escola e estudantes.
“O PPDT tem um papel fundamental no processo de recomposição das aprendizagens, porque aproxima o professor da realidade dos alunos, favorecendo um acompanhamento mais próximo e personalizado. É um trabalho que alia conhecimento, cuidado e escuta, garantindo que o estudante se sinta apoiado e motivado a seguir em sua trajetória escolar. É preciso destacar a função dos coordenadores regionais do PPDT, que atuam de forma estratégica. São eles que garantem que as ações aconteçam de maneira articulada e efetiva em toda a rede, fortalecendo ainda mais os resultados dessa iniciativa,” salienta.
O secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira, destacou a essência do PPDT, considerando o olhar diferenciado que a iniciativa promove dentro das escolas.
“O projeto traz uma perspectiva única, que nos convida a sermos mais generosos, atenciosos e comprometidos com a singularidade de cada estudante. É um chamado constante para o gesto de cuidado, para a atenção ao outro. Essa é, justamente, a essência do Diretor de Turma: estar próximo, acompanhar de perto e oferecer o suporte que faz diferença na vida dos jovens”, enfatiza.
O coordenador regional do PPDT na Crede 5, Lucas Daylan Oliveira, ressaltou a centralidade da função desempenhada pelos diretores de turma no fortalecimento da rede de ensino.
“O papel do Diretor de Turma é fundamental, pois envolve o acompanhamento dos estudantes tanto nos aspectos cognitivos quanto socioemocionais. A partir de sua atuação, é possível identificar situações de infrequência, compreender questões que atravessam a comunidade escolar e contribuir para a recomposição das aprendizagens. Trata-se de um profissional que estabelece pontes entre escola e família, sala de aula e gestão, articulando os diferentes atores do território escolar. O PPDT carrega justamente essa essência: garantir que cada estudante seja acompanhado de forma mais próxima e menos massificada”, explica.
A coordenadora regional do PPDT na Crede 15, Dinamária Gomes, evidenciou o papel estratégico da função que exerce para o fortalecimento da iniciativa e o apoio direto às escolas.
“Minha principal missão à frente do PPDT é oferecer suporte aos coordenadores escolares, que acompanham a execução do projeto nas unidades de ensino, e, consequentemente, aos professores diretores de turma. Nosso compromisso é fortalecer a proposta de educação integral nas escolas, contribuindo com a produção de materiais, formações e diálogos que auxiliem o trabalho pedagógico. Dessa forma, buscamos impulsionar o desenvolvimento dos estudantes por meio das práticas que estruturam o projeto”, frisa.
Mín. 22° Máx. 38°