Mais de 600 estudantes de escolas de tempo integral da rede estadual de Educação terão, nesta semana, uma experiência única que une cultura e educação. A parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Festival de Teatro Lusófono (FestLuso) vai levar espetáculos, oficinas e debates diretamente para o cotidiano escolar, ampliando horizontes e aproximando jovens da arte.
Celebrando 15 anos de trajetória, o FestLuso 2025 reunirá companhias de Portugal, Moçambique, Angola e Brasil em uma programação intensa, com mais de 20 espetáculos gratuitos. Para os alunos da rede estadual, entre os dias 27 e 29 de agosto, as apresentações irão mesclar teatro, música, dança e narrativa, estimulando o pensamento crítico e a formação de novas plateias.
A programação será aberta na quarta-feira (27), com o grupo português Estrutura e o espetáculo “descobri-quê?”. Pela manhã, estudantes do Ceti Solange Sinimbu Viana Área Leão participarão de uma oficina que visa provocar reflexões sobre colonialismo, descobrimentos e racismo estrutural. À tarde, o Theatro 4 de Setembro receberá 400 alunos de três escolas da rede para assistirem a peça, seguida de um debate.
Na quinta-feira (28), a Trupe Motim de Teatro, do Brasil, apresentará “Laborioso Contato: um palhaço anuncia o fim do mundo”, uma montagem que mistura crítica social, humor e poesia. O espetáculo será exibido na Escola Técnica Estadual de Teatro Professor José Gomes Campos, no Centro de Teresina, e estará aberto também para a comunidade.
Encerrando a programação, na sexta-feira (29), o artista moçambicano Klement Tsamba apresentará “Nos tempos de Gungunhanha” no Teatro Barítono Raimundo Pereira, no bairro Jacinta Andrade. Mais de 200 estudantes dos Cetis Benjamin Batista e Gov. João Clímaco D’Almeida acompanharão a performance, que levará o público a uma viagem poética pela memória e oralidade africana, misturando música, dança e narrativas ancestrais.
“Já incentivamos o teatro, a música e a dança em diversos projetos e festivais escolares. A parceria com o FestLuso será mais uma ação para garantir que nossos estudantes tenham uma educação integral, com estímulo à criatividade e ao protagonismo”, afirma o secretário da Educação, Washington Bandeira.
Neste ano, o FestLuso também prestará homenagem ao centenário do professor, dramaturgo e filósofo piauiense José Gomes Campos, um dos maiores defensores do teatro como ferramenta de transformação e aprendizado. O tributo reconhecerá o legado de um educador que ajudou a consolidar a arte como parte essencial da formação cultural do Estado.
Mín. 21° Máx. 39°