
O período entre o primeiro e o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser decisivo para o desempenho dos candidatos. Neste momento, muitos estudantes, ansiosos por melhorar a performance, acabam cometendo erros que prejudicam a concentração e aumentam o estresse, comprometendo a segunda etapa da prova. Pensando nisso, Lucas Vieira, gerente de Ensino Médio e Pré-Vestibular do Elite Rede de Ensino, escola do Grupo Salta Educação, lista algumas dicas do que não fazer nesta semana de pausa.
Dica 1: é uma tarefa difícil, mas o ideal é não se preocupar com o gabarito da primeira prova. O que passou, passou. Ficar pensando nos erros — e até nos acertos — pode gerar mais ansiedade e tirar a concentração do que é mais importante neste momento: a segunda prova.
Dica 2: não exagerar nos estudos e evitar dormir pouco. Agora é a hora de fazer revisões estratégicas e fortalecer as habilidades mais importantes para a prova. Além disso, a privação de sono prejudica a concentração e a memória. Portanto, dormir bem para estar descansado para enfrentar o segundo dia de prova é extremamente importante.
Dica 3: também é uma tarefa complicada, mas é recomendado tentar não se comparar com os outros. Cada um tem seu ritmo. Comparações podem aumentar a insegurança e atrapalhar o foco. O ponto aqui é se orgulhar da jornada de estudos e dos desafios superados.
Dica 4: não se alimentar mal e fazer exercícios físicos. É muito importante evitar junk food e refeições pesadas. Uma alimentação saudável ajuda a manter o corpo preparado. Além disso, fazer exercícios mais leves, como caminhadas, pode ajudar a controlar o estresse.
Dica 5: evitar redes sociais e discussões sobre a prova. Conversas sobre o Enem nas redes sociais ou em grupos de amigos podem gerar ansiedade. Se desconectar um pouco é uma boa medida.
Dica 6: não negligenciar momentos de lazer e descanso mental. Além de descansar o corpo, é importante relaxar a mente. Realizar atividades prazerosas, como assistir a um filme leve, ler um livro descontraído ou ouvir música, pode ajudar a reduzir a tensão e a equilibrar o emocional para o segundo dia.
Educação Câmara de Teresina aprova exigência de carteira de vacinação para matrícula escolar
Piauí Tema da redação do Enem 2025 foi debatido pelos professores da rede estadual nas revisões da Seduc
Educação Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chegou a 27% Mín. 24° Máx. 39°