
Na tarde desta quinta-feira (13), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os gabaritos oficiais das provas objetivas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, conforme os cadernos de provas dos candidatos.
Na Seção Provas e Gabaritos, o candidato deve clicar em 2025 para ter acesso aos cadernos de provas (azul, amarelo, branco, verde) e aos gabaritos de cada um deles. Também estão disponíveis os cadernos de provas com recursos de acessibilidade, como braile, Libras, com a fonte e imagens ampliadas e superampliadas
Estão disponíveis as respostas das 90 questões objetivas do exame, sendo 45 questões de múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e mais 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).
O número de respostas certas não corresponde à nota final do candidato. Para o cálculo do desempenho do estudante, o Inep adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI) que considera a coerência das respostas corretas do participante.
Este modelo matemático identifica a consistência da resposta, segundo o grau de dificuldade de cada questão.
As provas do Enem 2025 foram aplicadas no último domingo (9) em 164.906 salas, distribuídas em 1.805 municípios de todas as 27 unidades da federação.
No próximo domingo (16), segundo dia de provas do Enem 2025, os candidatos vão testar os conhecimentos nas seguintes áreas: matemática, biologia, química e física, com foco total em raciocínio lógico e aplicação de fórmulas.
Os candidatos que perderem um dos dias de prova do Enem por motivos de doenças infectocontagiosas ou por problemas logísticos podem pedir para fazer as provas nos dias 16 e 17 de dezembro.
A reaplicação da prova só será possível para casos previstos no edital e a solicitação deve ser feita exclusivamente na Página do Participante no site do Inep.
O prazo para solicitar a reaplicação das provas vai de 17 de novembro até as 12h (horário de Brasília) do dia 21 de novembro.
Educação MEC divulga nova chamada da lista de espera para Fies do 1º semestre
Piauí Intercambista do Programa Do Piauí para o Mundo é aprovado em Medicina na UFPI
Educação Evocar raízes culturais dos alunos transforma a aula, diz pesquisador
Educação 1º lugar Teresina volta ao topo e lidera ranking nacional de alfabetização
Educação Editora lança Planner Garden Book com formato não datado
Educação Pé-de-Meia: beneficiários nascidos em novembro e dezembro recebem hoje
Piauí Governo do Piauí lança edital 2026 do Programa Do Piauí para o Mundo nesta segunda (30)
Piauí Xadrez reforça ensino de lógica na rede pública e Seduc leva projeto para escolas de sete municípios do Piauí
Piauí Governo do Piauí investe mais de R$ 1,1 milhão na formação de professores para ensino de IA nas escolas Mín. 21° Máx. 32°