Quarta, 12 de Novembro de 2025
31°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Educação Educação

Câmara de Teresina aprova exigência de carteira de vacinação para matrícula escolar

Projeto de lei prevê prazo de 30 dias para regularização e acionamento do Conselho Tutelar em caso de descumprimento

12/11/2025 às 09h51
Por: Vanilson Brito Fonte: Redação
Compartilhe:
Câmara de Teresina aprova exigência de carteira de vacinação para matrícula escolar

A Câmara Municipal de Teresina aprovou por unanimidade um projeto de lei que torna obrigatória a apresentação da carteira de vacinação atualizada no ato da matrícula e rematrícula de alunos das redes pública e particular da capital.

De acordo com a proposta, os pais ou responsáveis que não tiverem a carteira em dia deverão regularizá-la em até 30 dias, período em que a vaga da criança será garantida. O documento precisa estar atualizado em todos os itens do calendário básico de imunização.

Caso não haja cumprimento, as escolas e creches deverão acionar o Conselho Tutelar, que avaliará cada situação individualmente.

O autor da iniciativa, vereador Leôndidas Júnior (PSB), destacou que a medida é uma estratégia fundamental de saúde pública, já que, apesar de bons índices de vacinação em alguns anos, ainda persistem desafios que justificam a criação de um mecanismo legal para reforçar a adesão às campanhas.

O projeto segue agora para sanção ou veto do prefeito Silvio Mendes (União Brasil).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias