A Universidade Federal do Piauí (UFPI) promove, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), o seminário integrado de Avaliação de Projetos de Pós-Graduação para o Desenvolvimento Estratégico do Nordeste. O evento ocorre nos dias 28 e 29 de agosto, no Auditório do Centro de Tecnologia da UFPI.
O seminário é considerado um marco no Piauí para o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG), sendo fruto de convênio entre a Fapepi e a Capes. O objetivo é fortalecer a formação de recursos humanos altamente qualificados e ampliar a pesquisa científica no Piauí, com atenção especial às demandas do semiárido e aos eixos estratégicos de desenvolvimento regional.
“O evento representa um momento fundamental de troca de conhecimentos entre pesquisadores da pós-graduação e a sociedade, explorando as possibilidades de desenvolvimento estratégico do Piauí. Também é uma oportunidade para evidenciar as contribuições das pesquisas realizadas nas universidades públicas, que impactam diretamente a vida da população e contribuem para a formulação de políticas de desenvolvimento no Nordeste”, destaca o coordenador do seminário, Elmo Lima, .
A programação ocorre em período que antecede o lançamento de um novo edital de fomento à pós-graduação no Nordeste. A conferência de abertura, intitulada “Perspectivas da pós-graduação para o desenvolvimento da região Nordeste: configuração e investimentos”, será proferida pelo coordenador-geral de Fomento a Ações Estratégicas da Capes, Júlio César Piffero de Siqueira.
O evento contará ainda com a participação dos professores Guilherme Loureiro Werneck (UERJ), André Luís Souza dos Santos (UFRJ), José Ferreira Nunes (Uece), Maria Madalena Pessoa Guerra (UFRPE), Marcelo Brito Carneiro (CETENE / UFRPE) e do Rilton Alves de Freitas (UFPR), todos de reconhecida contribuição para a pesquisa no Brasil, que se somam aos pesquisadores do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação no Piauí.
O diretor técnico-científico da Fapepi, Pedro Soares, ressalta que “o seminário visa contribuir para o fortalecimento de políticas públicas e para a melhoria de práticas nos diferentes campos de conhecimento por elas compreendidas”.
O seminário será aberto à comunidade acadêmica e aos órgãos públicos. Serão disponibilizadas 150 vagas, com inscrições pelo Sistema SIGAA da UFPI . Os inscritos receberão certificação emitida pela universidade.
Clique aqui se tiver dúvidas sobre como se inscrever.
Mín. 21° Máx. 39°