Nesta sexta-feira (22), a Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) realizou, em São Félix do Piauí, o projeto “Maria da Penha nas Escolas: Educação pela vida das mulheres”. O objetivo é fortalecer a prevenção à violência de gênero no ambiente escolar.
A ação reuniu 85 profissionais da rede pública de ensino, que participaram de oficinas, atividades interativas e receberam materiais pedagógicos voltados à promoção da igualdade e da proteção dos direitos das mulheres. O projeto integra o calendário da campanha Agosto Lilás, da Sempi, sendo desenvolvido em parceria com as secretarias do município, com foco no papel das escolas na construção de uma sociedade mais justa e segura para a população feminina.
O encontro foi organizado pela secretária municipal de Mulheres, Carleusa Sousa, e pela secretária municipal de Educação, professora Gilmara. As oficinas foram conduzidas por Janaína Rodrigues, coordenadora de Educação da Sempi, com o tema “A Lei Maria da Penha e as leis da educação”; e por Érika Ruth Melo, gerente de Enfrentamento à Violência da Sempi, que abordou o tema “Direitos das mulheres e o mapa da rede de enfrentamento à violência”.
A gerente Érika Ruth destacou a relevância da educação como ferramenta de transformação social: “Neste Agosto Lilás, temos refletido sobre o papel da educação em prevenir a violência. Diante do crescimento dos casos de feminicídio, as escolas se tornam centrais na sensibilização de estudantes e famílias para o compromisso com a vida em segurança. O projeto Maria da Penha nas Escolas oferece formação continuada, materiais e certificação para que professores sejam multiplicadores dessa mensagem. Acreditamos que, por meio da educação, é possível sensibilizar uma geração de piauienses comprometidos com o respeito às mulheres, com a igualdade e com a construção de uma sociedade livre de violência.”
Mín. 21° Máx. 38°