
Um estudo da Embrapa mostra que é possível, em lavouras de grãos, reduzir o uso de capina e eliminar a necessidade de herbicidas no controle de plantas espontâneas. A solução é usar técnicas simples como rotação de culturas, cobertura do solo e semeadura direta. A descoberta beneficia especialmente lavouras orgânicas e agroecológicas, nas quais não são aplicados produtosquímicos. A pesquisa foi realizada no Cerrado goiano, em ambiente tropical, e avaliou diferentes formas de manejo ao longo de quatro anos.
O experimento foi conduzido na Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO), em uma área de transição de sistema convencional para sistema orgânico e agroecológico. A proposta era testar como o cultivo de diferentes plantas de cobertura e o preparo do solo (convencional ou direto) influenciam a presença de plantas espontâneas, popularmente chamadas de "mato", mas que são encaradas agroecologicamente como “espontâneas”.
O manejo agroecológico para a produção orgânica de grãos pressupõe a preservação, a recuperação e a manutenção da agrobiodiversidade local e dos recursos naturais envolvidos na atividade produtiva. Nesse sentido, plantas espontâneas ou o “mato” são partes indissociáveis do ambiente de produção e não podem ser tratados como tradicionalmente é feito com as chamadas plantas daninhas pela agricultura convencional.
As lavouras devem conviver com diferentes espécies vegetais em busca de equilíbrio e controle mútuo. As práticas de manejo como a utilização de plantas de cobertura de solo, sistema de preparo do solo, época de semeadura dos cultivos principais, utilização de sementes de boa qualidade e de variedades adequadas, rotação e sucessão de culturas devidamente planejados; e adequação dos cultivos à mecanização podem auxiliar na convivência com as plantas espontâneas.

O conhecimento técnico do crescimento e desenvolvimento das espécies vegetais também se faz necessário. O ciclo vegetativo e reprodutivo, a ecologia e a adaptabilidade ao sistema, a germinação das sementes, a competitividade e a capacidade de provocar danos físicos e prejuízo na produção, devem ser conhecidos para que se efetue e se elabore um sistema de convivência e manutenção da biodiversidade, incluindo o “mato” - as plantas espontâneas.
Sistemas agroecológicos tentam imitar os ecossistemas naturais com o uso de técnicas e de processos agrícolas norteados por princípios que sejam sustentáveis, que preservem o meio ambiente de forma a não diminuir, ao longo do tempo, a capacidade produtiva.
De forma mais ampla, a agroecologia pode fornecer uma compreensão do funcionamento de agroecossistemas, integrando os âmbitos agronômicos, ecológicos e socioeconômicos à avaliação dos efeitos das tecnologias sobre os sistemas agrícolas e a sociedade como um todo.
Adeus, rachaduras nos pés!
Temos o produto certo para você que sofre com rachaduras nos pés, mãos ressecadas e ásperas por conta do uso do álcool em gel, pele seca, sensível e descascando.
Creme Hidratante para Pés, Mãos e Braço.
Fórmula rica em substâncias que preservam a elasticidade da derme, evita o ressecamento e o rompimento da pele, hidrata e garante o grau de suavidade e conforto aos pés e mãos.
Para que serve o Creme Cura Pele G.F8:
• Evita rachaduras nos pés e mãos;
• Serve como protetor solar;
• Elimina rugas e estrias;
• Remove manchas pretas das virilhas e axilas.
É um componente organico que faz parte do fator de hidratação natural, que tem ação hidratante e antibacteriana, sendo a base do tratamento de várias condições dermatológicas nas quais o ressecamento da pele é fator desencadeante de coceira ou lesões (eczema, dermatite atópica, psoriase, etc ).
Deve ser evitado o uso em gestantes, e, como regra, evitamos o uso em peles com irritações ou próximo aos olhos.
O Creme Cura Pele GF8 não é vendido em farmácias ou supermercados. O Creme Cura Pele GF8 é encontrado no site oficial www.produtosgf8.com.br, nas Lojas GF8 ou em nossos revendedores autorizados GF8.
Brasil Rural 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural elege 42 delegados que representarão o Maranhão na etapa nacional
Prejuízo Agrícola Fogo destrói colmeias e mata milhares de abelhas, causando prejuízo a apicultores no interior do Piauí
Agronegócio Pequenos agricultores impulsionam produção de melancia no Nordeste e ampliam renda no campo
Agronegócio Saiba como manter uma produção eficiente de ovos e conhecer novas variedades de mandioca
Agronegócio Maranhão inicia Campanha de Atualização Cadastral de Rebanho para manter status livre de aftosa
Crédito rural Governo amplia lista de municípios que podem acessar crédito de R$ 12 bilhões do BNDES Mín. 23° Máx. 39°