
O Maranhão fez história ao se tornar o primeiro estado do Brasil a realizar a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CDRSS). O evento marcou a retomada de um espaço democrático crucial para a agricultura familiar após mais de uma década.
Realizada nos dias 29 e 30 de novembro, a Conferência reuniu 234 delegados e representantes de 64 municípios sob o lema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”.
O encontro foi uma intensa construção coletiva de políticas públicas. Os participantes, que incluíram comunidades quilombolas, assentados da Reforma Agrária, gestores e acadêmicos, debateram profundamente em cinco eixos estratégicos:
· Resposta à Crise Global: O papel do campo frente à emergência climática e às demais crises mundiais.
· Transformação Agroecológica: Mudanças nos sistemas alimentares e no Brasil Rural.
· Acesso a Recursos: Democratização do acesso ao território, à terra e à água.
· Bem Viver: Debate sobre direitos sociais e qualidade de vida no campo.
· Governança: O papel do Estado, da participação popular e das políticas públicas.
Vozes do Maranhão em Brasília
O resultado prático da Conferência foi a seleção de 30 propostas estratégicas, que constituirão o Documento Estadual a ser defendido em âmbito nacional. O processo culminou com a eleição democrática dos 42 delegados e seus suplentes que terão a missão de representar o Maranhão na Conferência Nacional em Brasília, prevista para março de 2026.
Lideranças eleitas, como a agricultora familiar Zulmira Mendonça, representante quilombola, afirmaram o compromisso de levar a voz e as propostas dos territórios maranhenses para a capital federal.
A Superintendente Nacional do MDA, Patrícia Apolinário, parabenizou o pioneirismo do Maranhão, destacando que "fazer essa escuta é fundamental, porque colocamos no centro do debate o nosso povo, os nossos agricultores e agricultoras familiares". A iniciativa, apoiada pelo MDA e pelo Governo do Maranhão, reforça o compromisso em garantir igualdade, direitos e segurança alimentar por meio de um diálogo ativo com a base.

(Foto: Reprodução/Governo do Maranhão)

(Foto: Reprodução/Governo do Maranhão)
Prejuízo Agrícola Fogo destrói colmeias e mata milhares de abelhas, causando prejuízo a apicultores no interior do Piauí
Agronegócio Pequenos agricultores impulsionam produção de melancia no Nordeste e ampliam renda no campo
Agronegócio Saiba como manter uma produção eficiente de ovos e conhecer novas variedades de mandioca
Agronegócio Maranhão inicia Campanha de Atualização Cadastral de Rebanho para manter status livre de aftosa
Crédito rural Governo amplia lista de municípios que podem acessar crédito de R$ 12 bilhões do BNDES
Agronegócio Curso ensina técnicas de roça sustentável para agricultores familiares em Balsas Mín. 23° Máx. 39°