Durante o trabalho, nos momentos de lazer ou em períodos de estudo, estamos cada vez mais conectados e ligados às telas. Usar, de maneira prolongada, computadores e celulares sem os cuidados necessários traz sérios riscos e dores na coluna, afetando a saúde do indivíduo. Má postura, falta de ergonomia, ficar muito tempo sentado sem pausas, cadeira inadequada, altura errada do monitor, falta de apoio para os pés e sedentarismo são fatores que sobrecarregam e podem ser prejudiciais.
Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia da UNINASSAU Sul, Emanuele Paiva, as pausas durante a jornada de trabalho são importantes para evitar dores, além de cuidados com a postura. “É preciso sentar-se com as costas retas e apoiadas na cadeira, os pés firmes no chão ou em um suporte e os joelhos formando um ângulo de 90 graus. O monitor deve estar na altura dos olhos para evitar curvar o pescoço e a uma distância de cerca de um braço. Use uma cadeira ergonômica e ajuste a altura da mesa, do teclado e do mouse. Eles devem ficar na altura dos cotovelos para os ombros ficarem relaxados. Além disso, as pausas são necessárias a cada uma hora para se alongar e movimentar o corpo”.
Um dos sintomas mais sentido pelas pessoas é as dores ao longo da coluna, causadas pela mudança no vetor de força que o corpo faz ao se adaptar a posturas incorretas. Adotar as dicas citadas pela profissional é uma forma de diminuir o desconforto crônico responsável por impactar a qualidade de vida.
Além dos cuidados recomendados, a coordenadora e fisioterapeuta recomenda exercícios regulares e alongamentos para fortalecer a musculatura das costas e melhorar a postura. A ginástica laboral, feita durante o expediente, também alivia tensões, ativa a circulação e previne dores na coluna.
Mín. 21° Máx. 37°