Sábado, 02 de Agosto de 2025
23°

Tempo limpo

Teresina, PI

Geral Governo

Porto do Itaqui é líder em crescimento entre os portos do Arco Norte e potencializa PIB do Maranhão

Destaque ficou por conta da movimentação de cargas, eficiência logística e expansão ferroviária.

01/08/2025 às 22h17
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Parte significativa desse avanço é atribuída ao desempenho do porto público maranhense (Foto: Divulgação)
- Parte significativa desse avanço é atribuída ao desempenho do porto público maranhense (Foto: Divulgação)

Com destaque para a movimentação de cargas, eficiência logística e expansão ferroviária, o Porto do Itaqui segue na liderança do crescimento entre os portos do Arco Norte. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os portos do corredor logístico responderam por 38,5% das exportações brasileiras de soja em grão no primeiro semestre de 2025. Desse total, o maior volume foi registrado pelo Porto do Itaqui, com 8,8 milhões de toneladas de soja movimentadas. 

Outros destaques incluem Barcarena (PA), com 7,1 milhões de toneladas; Itacoatiara (AM), com 4,6 milhões; Santarém (PA), com 2,9 milhões; e Salvador (BA), com 2,3 milhões de toneladas. “Os números refletem não apenas a eficiência operacional do porto, mas também sua capacidade de adaptação às demandas do mercado e de atração de novos investimentos”, declarou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.  

Tais resultados potencializam o crescimento econômico do Maranhão. No primeiro trimestre de 2025, o Produto Interno Bruto (PIB) do estado cresceu 1,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, superando as médias da região Nordeste e do Brasil. Parte significativa desse avanço é atribuída ao desempenho do porto público maranhense, que bateu recordes históricos de movimentação de cargas. 

De acordo com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), os setores da construção civil, serviços e agronegócio, com destaque para a soja, foram os principais responsáveis pela expansão do PIB. Dentro desse cenário, o porto tem papel fundamental. 

“Hoje, o Porto do Itaqui exporta mais produtos, chefiados pelo grão, do que importa. Isso contribui diretamente para um PIB superavitário”, enfatizou o assessor especial de assuntos estratégicos do Porto do Itaqui, Ítalo Ribeiro.  

Recorde histórico de movimentação

Em 2025, o Itaqui conquistou o melhor primeiro semestre da história do porto, com 17,2 milhões de toneladas de cargas movimentadas, um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2024. Os granéis sólidos lideraram a movimentação, respondendo por cerca de 70% do total, com destaque para a soja, que somou mais de 8 milhões de toneladas, 10% acima do ano anterior.  

“Esse resultado é fruto de uma política pública de desenvolvimento econômico liderada pelo governador Carlos Brandão, que tem priorizado investimentos em infraestrutura e logística. Tal planejamento vai desde estratégias de fomento à estruturação estatal”, afirmou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias