
A cidade histórica de Oeiras se transformou em sala de aula para mais de 40 alunos da rede estadual de educação, em uma experiência de aprendizado que une cultura, história e pertencimento.
Nessa segunda-feira (7), os estudantes do Ceti Marcos Parente, localizado em Picos, participaram de uma verdadeira aula imersiva no passado e nas tradições piauienses durante visita pedagógica à cidade de Oeiras, promovida pelo Projeto Turismo Escolar, parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e do Turismo (Setur).
Conhecida como a Capital da Fé, Oeiras é o berço da história piauiense, reunindo igrejas centenárias, casarões coloniais e símbolos da religiosidade popular. Durante o passeio, os alunos exploraram a riqueza cultural de lugares, como a Catedral de Nossa Senhora da Vitória, a Igreja do Rosário dos Homens Pretos, o Museu de Arte Sacra, o Solar das 12 Janelas, a Casa do Cônego Cardoso, o Solar dos Condes da Boa Vista, o Pé de Deus e a Casa da Pólvora.

Foi nesse último local que a aluna Emilly Maria Luz Ferreira, da 2ª série do ensino Médio, se encantou ao vivenciar o que antes só conhecia pelos livros. “A história que mais me marcou durante a visita foi a Casa da Pólvora, pois preserva cada elemento da história da cidade. Sair da sala de aula e aprender diretamente nos lugares históricos foi muito interessante”, contou.
No alto do Morro da Cruz, outro ponto do roteiro, a vista de Oeiras também marcou a memória da estudante Maria Clara Silva Sousa, da mesma turma. “Conheci lugares que nunca imaginei que ainda existiam. Depois dessa viagem, entendi o quanto é importante saber sobre a história do nosso estado e como a tradição de Oeiras é linda. Estou encantada!”, comentou após a visita.

A estudante Maysa Ana da Silva também destacou a importância da visita para sua formação. “Compreendi de perto a importância histórica e cultural de Oeiras para o desenvolvimento do Piauí. Essa experiência transformou minha percepção e me fez enxergar ainda mais a riqueza da nossa região.”
Projeto Turismo Escolar transforma paisagens em aulas vivas
Com sua ampliação, o Projeto Turismo Escolar está proporcionando experiências grandiosas e reforçando o pertencimento. Com mais de 1.500 estudantes beneficiados, agora, em 2025, o número de participantes mais que dobrou em relação à edição anterior.
A iniciativa leva alunos do ensino Médio a roteiros educativos por locais históricos, arqueológicos e ambientais do Piauí, articulando vivência prática e conteúdo pedagógico. Transporte, alimentação, kits personalizados e acompanhamento pedagógico garantem acesso equitativo e inclusivo a todos os participantes.

Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, o projeto reforça o compromisso da rede estadual com uma formação integral dos estudantes. “Estamos conectando o aprendizado à realidade dos estudantes, levando-os a vivenciar a nossa história na prática. É essa educação plena e integral, que reconhece nossas origens e que prepara nossos jovens para o mundo”, pontuou o gestor.
Além das visitas presenciais, os Estudantes têm acesso a uma trilha de aprendizagem desenvolvida pelo Canal Educação, com vídeoaulas, videocasts e quizzes alinhados ao currículo do ensino Médio.
Investimento Lula envia ao Congresso projetos que criam novos cargos na educação
Educação Seduc lança Padin Mais com foco nas famílias que têm crianças de 6 a 12 anos
Piauí Piauí comemora avanços nos índices de alfabetização com políticas públicas voltadas a crianças, adultos e idosos
Piauí No Dia da Alfabetização, Piauí comemora avanços nos índices de alfabetização com políticas públicas voltadas para crianças, adultos e idosos
Piauí Estudante da rede estadual do Piauí conquista duas medalhas de ouro em torneio nacional de Jiu-Jitsu
Enem 2025 Inep divulga gabarito do primeiro dia do Enem 2025 Mín. 21° Máx. 41°