A cidade histórica de Oeiras se transformou em sala de aula para mais de 40 alunos da rede estadual de educação, em uma experiência de aprendizado que une cultura, história e pertencimento.
Nessa segunda-feira (7), os estudantes do Ceti Marcos Parente, localizado em Picos, participaram de uma verdadeira aula imersiva no passado e nas tradições piauienses durante visita pedagógica à cidade de Oeiras, promovida pelo Projeto Turismo Escolar, parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e do Turismo (Setur).
Conhecida como a Capital da Fé, Oeiras é o berço da história piauiense, reunindo igrejas centenárias, casarões coloniais e símbolos da religiosidade popular. Durante o passeio, os alunos exploraram a riqueza cultural de lugares, como a Catedral de Nossa Senhora da Vitória, a Igreja do Rosário dos Homens Pretos, o Museu de Arte Sacra, o Solar das 12 Janelas, a Casa do Cônego Cardoso, o Solar dos Condes da Boa Vista, o Pé de Deus e a Casa da Pólvora.
Foi nesse último local que a aluna Emilly Maria Luz Ferreira, da 2ª série do ensino Médio, se encantou ao vivenciar o que antes só conhecia pelos livros. “A história que mais me marcou durante a visita foi a Casa da Pólvora, pois preserva cada elemento da história da cidade. Sair da sala de aula e aprender diretamente nos lugares históricos foi muito interessante”, contou.
No alto do Morro da Cruz, outro ponto do roteiro, a vista de Oeiras também marcou a memória da estudante Maria Clara Silva Sousa, da mesma turma. “Conheci lugares que nunca imaginei que ainda existiam. Depois dessa viagem, entendi o quanto é importante saber sobre a história do nosso estado e como a tradição de Oeiras é linda. Estou encantada!”, comentou após a visita.
A estudante Maysa Ana da Silva também destacou a importância da visita para sua formação. “Compreendi de perto a importância histórica e cultural de Oeiras para o desenvolvimento do Piauí. Essa experiência transformou minha percepção e me fez enxergar ainda mais a riqueza da nossa região.”
Projeto Turismo Escolar transforma paisagens em aulas vivas
Com sua ampliação, o Projeto Turismo Escolar está proporcionando experiências grandiosas e reforçando o pertencimento. Com mais de 1.500 estudantes beneficiados, agora, em 2025, o número de participantes mais que dobrou em relação à edição anterior.
A iniciativa leva alunos do ensino Médio a roteiros educativos por locais históricos, arqueológicos e ambientais do Piauí, articulando vivência prática e conteúdo pedagógico. Transporte, alimentação, kits personalizados e acompanhamento pedagógico garantem acesso equitativo e inclusivo a todos os participantes.
Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, o projeto reforça o compromisso da rede estadual com uma formação integral dos estudantes. “Estamos conectando o aprendizado à realidade dos estudantes, levando-os a vivenciar a nossa história na prática. É essa educação plena e integral, que reconhece nossas origens e que prepara nossos jovens para o mundo”, pontuou o gestor.
Além das visitas presenciais, os Estudantes têm acesso a uma trilha de aprendizagem desenvolvida pelo Canal Educação, com vídeoaulas, videocasts e quizzes alinhados ao currículo do ensino Médio.
Mín. 23° Máx. 35°