
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta sexta-feira (14), duas mensagens que encaminham ao Congresso Nacional projetos de lei voltados à área da educação.
O primeiro projeto altera a lei orçamentária para permitir a criação de 8,6 mil novos cargos de magistério superior e técnico-administrativo em educação, elevando o total de 21.204 para 29.804 vagas. O segundo projeto cria um plano especial de cargos no Ministério da Educação (MEC), com funções de nível superior, intermediário e auxiliar.
Durante o evento em que 262 pessoas receberam a Ordem do Mérito Educativo, Lula afirmou que é mais barato financiar educação para as crianças do que manter jovens na cadeia por falta de oportunidades. O presidente afirmou que tudo o que for necessário para homenagear trabalhadores da educação é pouco.
Lula lamentou que, mesmo com os investimentos no setor, o Brasil ainda tenha proporcionalmente menos jovens na universidade do que Chile e Argentina. Ele adiantou que pretende anunciar, ainda neste mês, as universidades dos Esportes e Indígena.
Criada em 1955 e regulamentada em 2003, a Ordem Nacional do Mérito Educativo homenageia personalidades que contribuem para o desenvolvimento da educação no país. As condecorações são distribuídas nos graus Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, e as nomeações são feitas por decreto presidencial, a partir de proposta do ministro da Educação.
Educação Seduc lança Padin Mais com foco nas famílias que têm crianças de 6 a 12 anos
Piauí Piauí comemora avanços nos índices de alfabetização com políticas públicas voltadas a crianças, adultos e idosos
Piauí No Dia da Alfabetização, Piauí comemora avanços nos índices de alfabetização com políticas públicas voltadas para crianças, adultos e idosos Mín. 21° Máx. 41°