
O Programa de Fortalecimento das Cooperativas da Agricultura Familiar do Piauí, iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) para fortalecer cooperativas e incentivar a comercialização de produtos da agricultura familiar, completa 6 meses de vida, um quarto do tempo previsto para execução do projeto. Hoje, 5 de julho, dia do cooperativismo, uma data para reconhecer e celebrar a importância das cooperativas, destaca a importância e trajetória do programa.
A coordenadora do programa, Jeosafira Chagas, explica que o programa foi iniciado em janeiro e visa fortalecer 10 cooperativas através da qualificação em gestão, finanças e organização. “A seleção das cooperativas foi baseada em um cadastro da SAF de 2023, considerando critérios como atividade produtiva, relevância, área de atuação, número de cooperados e questões de gênero e idade”, relata.

Ela conta que, após mapear cooperativas, o projeto iniciou com uma fase de mobilização em campo, onde o programa foi apresentado e as cooperativas foram conhecidas e sensibilizadas. A fase de mobilização foi concluída em março, e em abril, começou a fase de diagnóstico, dividida em duas oficinas: uma para coleta de dados primários e outra para validação das informações. A partir disto, será feito o detalhamento e processo de diagnóstico e planejamento para fortalecer essas cooperativas.
Ela diz que o foco é aprimorar a estrutura, não apenas a capacitação, mas também a infraestrutura e equipamentos. “Um dos maiores desafios identificados é a falta de comunicação e engajamento entre a diretoria e os cooperados, levando à baixa entrega da produção à cooperativa”, conta. Ela diz ainda que a solução visa qualificar a gestão e fortalecer a relação com os cooperados. “O processo é complexo, pois envolve relações de poder, governança, mercado e acesso a recursos, especialmente para agricultores familiares”.

Apesar dos desafios encontrados, a coordenadora diz estar satisfeita com o progresso do projeto em apoio às cooperativas, considerando o curto período de tempo e as dificuldades específicas da agricultura familiar, como acesso a investimentos e gestão. “O rápido diagnóstico de oito cooperativas e da central, a dedicação da equipe e a importância de fornecer dados robustos para as cooperativas, uma carência comum”, cita.
Brasil Rural 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural elege 42 delegados que representarão o Maranhão na etapa nacional
Prejuízo Agrícola Fogo destrói colmeias e mata milhares de abelhas, causando prejuízo a apicultores no interior do Piauí
Agronegócio Pequenos agricultores impulsionam produção de melancia no Nordeste e ampliam renda no campo
Agronegócio Saiba como manter uma produção eficiente de ovos e conhecer novas variedades de mandioca
Agronegócio Maranhão inicia Campanha de Atualização Cadastral de Rebanho para manter status livre de aftosa
Crédito rural Governo amplia lista de municípios que podem acessar crédito de R$ 12 bilhões do BNDES Mín. 23° Máx. 39°