
A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), iniciou, na terça-feira (1º), o pagamento do cartão do Programa Auxílio Alimentação à famílias atingidas ou afetadas diretamente por situações de desastres naturais no Piauí.
A entrega simbólica do primeiro cartão alimentação ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de São Luís do Piauí. Foram beneficiadas 100 famílias com o cartão do Programa Auxílio Alimentação.
O pagamento de auxílio alimentação às famílias enquanto ação imediata de resposta a situações de grave risco involuntário é autorizado com base no artigo 15 , da lei nº 8427, de 26 de junho de 2024 e no decreto governamental nº 23639, de 6 de março de 2025.
Para ter acesso ao cartão, as famílias em estado de grave risco involuntário precisam estar cadastradas no CadÚnico e serem beneficiárias do Programa Bolsa Família.
João de Deus Sousa, secretário do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, considera o programa importante como ferramenta de mitigação dos efeitos da estiagem que atinge o Piauí. “Estamos agora fazendo a primeira entrega desse recurso, o auxílio alimentação”, explicou o gestor.
Ainda de acordo com João de Deus, o dinheiro será depositado na mesma conta em que as famílias beneficiadas recebem o benefício do programa Bolsa Família. ” Esperamos que essas pessoas façam bom uso do benefício e vamos torcer para que esses ciclos não se repitam”, acrescentou o gestor.
O evento foi uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de São Luís. Participaram da solenidade o coordenador das ações do Programa Auxílio Alimentação da Sasc, Ananias Pereira da Cruz; a coordenadora do Programa Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Mônica Lourenço Pinto de Araújo; a secretária Municipal de Assistência Social de São Luís, Ariana da Silva Bezerra; a técnica responsável pelo cadastramento dos beneficiários no município, Paloma de Sousa Leite Araújo.
Janaína Mapurunga, superintendente da Assistência Social da Sasc, informou que São Luís foi o primeiro dos 126 municípios contemplados com o benefício. “Receberão auxilio as famílias atingidas ou afetadas diretamente por situações de desastre naturais. Cada uma das famílias receberá o valor único de R$ 400”, frisou a gestora.
Piauí Centro Especializado de Atendimento aos Autistas do Piauí ultrapassa 10 mil atendimentos; saiba como acessar os serviços
Piauí Serviços especializados para pessoas com deficiência no Piauí recebem visita de gestores de diversos estados nesta sexta (12)
Piauí Serviços especializados para pessoas com deficiência no Piauí recebem visita de gestores de diversos estados do Brasil nesta sexta (12) Mín. 23° Máx. 34°