
A Praça Centenária, localizada no bairro Ininga, na zona leste de Teresina, foi palco, neste domingo (1º), da primeira edição da Quitanda da Agricultura Familiar do mês de junho. O evento, que faz parte da Feirinha Verde e reúne produtores locais e consumidores de alimentos frescos e sem agrotóxicos, abriu o mês mais festivo do calendário nordestino, marcado pelas celebrações de Santo Antônio, São Pedro e São João.
O diretor de Parcerias da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Tiago Patrício, ressaltou a importância do período para o fortalecimento da produção local. “A produção está em alta. Estamos vindo agora do período de chuva, o milho foi plantado, está sendo colhido e nada melhor do que comer um milhozinho nesse tempo de São João. É tempo de fartura, de comemorar a vida e de o Nordeste se reencontrar com suas raízes”, destacou o gestor.

Além do milho verde, que é um dos mais procurados para as receitas juninas, os consumidores encontram feijão verde, abóbora, macaxeira, batata-doce, farinha, frutas e folhagens, todos produzidos por agricultores familiares de Teresina e região. “Isso é bom porque o produto é mais fresquinho, não passa por aquela logística enorme vindo de caminhão de longe. Muitos são colhidos e vendidos no mesmo dia”, completou Tiago Patrício.

Para o agricultor Domingos Souza, que participa da Quitanda, a expectativa para junho é alta. “Esse é o mês mais procurado. O pessoal vem atrás das comidas típicas, principalmente da agricultura familiar. Eu produzo feijão, milho, macaxeira e batata. Hoje vendi muito bem, graças a Deus. E é importante porque a gente trabalha com produto limpo, sem agrotóxico, muito saudável para a mesa do consumidor”, afirmou o produtor.
Os clientes também aprovaram a iniciativa. A aposentada Nelsa Ferreira esteve na Praça Centenária para abastecer a despensa de ingredientes juninos. “Vim comprar tudo natural. Milho é um alimento que casa com tudo. É pipoca, é mingau, é cuscuz… E tudo isso o milho faz, e tudo saudável”, comentou a consumidora.

Além de hortifruti, também são oferecidos doces, cajuína, geleias, caldos e chás. A Quitanda, organizada pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), é uma oportunidade de acesso a produtos frescos, saudáveis e de origem local, além de movimentar a economia rural e preservar as tradições gastronômicas do Piauí neste período junino.

Calendário de junho
Durante todo o mês de junho, a Quitanda da Agricultura Familiar terá edições em diversos pontos de Teresina, facilitando o acesso da população a produtos de qualidade e incentivando a valorização do pequeno agricultor.
Confira a agenda:
Domingos (1º, 8, 15, 22 e 29) — Bioparque Zoobotânico
Domingos (15 e 29) — Feirinha Verde (UFPI)
Terças-feiras (3, 10, 17 e 24) — Universidade Estadual do Piauí (Uespi) Campus do Pirajá
Quartas-feiras (4 e 18) — Incra. Avenida Odilon Araújo, bairro
Quartas-feiras (11 e 25) — Conab – Centro de Teresina
Quinta-feira (5) — Palácio de Karnak
Sábados — Condomínios privados de Teresina
Brasil Rural 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural elege 42 delegados que representarão o Maranhão na etapa nacional
Prejuízo Agrícola Fogo destrói colmeias e mata milhares de abelhas, causando prejuízo a apicultores no interior do Piauí
Agronegócio Pequenos agricultores impulsionam produção de melancia no Nordeste e ampliam renda no campo
Agronegócio Saiba como manter uma produção eficiente de ovos e conhecer novas variedades de mandioca
Agronegócio Maranhão inicia Campanha de Atualização Cadastral de Rebanho para manter status livre de aftosa
Crédito rural Governo amplia lista de municípios que podem acessar crédito de R$ 12 bilhões do BNDES Mín. 23° Máx. 39°