
O Piauí tem se consolidado como referência nacional no ensino de inteligência artificial. Com 1.010 estudantes classificados para a terceira fase da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (Onia), o estado demonstrou um desempenho excepcional, liderando a competição em números proporcionais.
Com um total de 99.882 alunos piauineses inscritos, 22.682 avançaram para a segunda etapa e 1.010 passaram para a terceira fase da (Onia). Com esses números, o Piauí ocupa a segunda posição no ranking de estados com mais estudantes classificados para a 3ª fase, ficando atrás apenas do Paraná, que conta com 1.332 classificados. O desempenho dos piauienses supera a performance de estados como Ceará, São Paulo e Minas Gerais.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que esse resultado reflete o impacto positivo da inclusão da disciplina de inteligência artificial no currículo das escolas da rede estadual de ensino. “A Educação do Piauí é um case internacional de inovação e uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem. Nossos estudantes têm demonstrado que, com oportunidade e dedicação, podem competir e se destacar em nível nacional e internacional”, afirmou.
Piauí: referência internacional no ensino de IA
O impacto do ensino de inteligência artificial no Piauí tem chamado a atenção mundial. Em 2024, o estado foi reconhecido pela Unesco como o primeiro território das Américas a incluir a disciplina de IA na educação Básica. Atualmente, mais de 120 mil estudantes da rede estadual têm aulas sobre inteligência artificial, que se tornou obrigatória no 9º ano do ensino Fundamental e nas três séries do ensino Médio.
O professor David Abreu, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cristino Castelo Branco, ressalta a influência dessa formação na preparação para a Onia. “Os estudantes passaram a aprofundar seus conhecimentos em programação, análise de dados e raciocínio lógico. A Olimpíada tem sido uma oportunidade para eles aplicarem esse aprendizado em desafios reais e inovadores”, explica.

Experiência dos estudantes e expectativa para a 3ª fase
No Ceti Paulo Freire, em Guaribas, estudantes vivem a expectativa da terceira fase da competição. Entre eles, está Meriely dos Santos, que vê na Olimpíada uma chance de crescimento. “Isso mostra que, mesmo sendo de uma cidade pequena, temos potencial para aprender e inovar na área da tecnologia. Aprender sobre IA na escola nos prepara para o futuro. Muitas profissões estão mudando e entender como a Inteligência Artificial funciona nos dá mais oportunidades”, destaca a estudante.
A terceira fase da ONIA acontece no período de 10 a 17 de março e será a última etapa antes da International Olympiad in Artificial Intelligence (IOAI), que ocorrerá em Pequim, na China, em agosto. Os estudantes enfrentarão provas objetivas e práticas, com desafios de programação e análise de dados.
“O Piauí se firma como protagonista na educação tecnológica, preparando seus alunos para desafios nacionais e internacionais, e consolidando seu papel de vanguarda no ensino de inteligência artificial no Brasil e no mundo”, reafirmou o secretário Washington Bandeira.
Educação CNU 2025: resultado da prova discursiva está disponível
Educação Governador Elmano de Freitas garante reajuste de 5,4% no piso dos professores da rede estadual
Piauí Piauí celebra formação de 35 mil estudantes no ensino médio integrado a cursos técnicos em 2025
Educação Comitiva chilena visita Seduc para conhecer políticas educacionais do Ceará
UESPI Barras Campus da Uespi será reaberto em Barras e reforça oferta de ensino superior na região
Piauí Inscrições para o maior concurso da Seduc-PI são prorrogadas; 4 mil vagas para professores
Piauí Inscrições para o maior concurso da Seduc-PI são prorrogadas; veja como se inscrever
Piauí Governador anuncia reabertura de quatro campi da Uespi e amplia de 12 para 16 unidades presenciais
Piauí Nova gestão da Uespi é empossada com foco na continuidade dos investimentos e no fortalecimento do ensino Mín. 24° Máx. 33°