
O novo reitor e a nova vice-reitora da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) foram oficialmente empossados na noite desta terça-feira (20), em solenidade realizada no Centro de Convenções de Teresina, com a presença do governador Rafael Fonteles. O ato marcou o início da nova gestão e a reafirmação do compromisso do Governo do Estado com a ampliação dos investimentos, a qualificação do ensino e a expansão da oferta de cursos alinhados às demandas da sociedade piauiense.
Assumiram a gestão da instituição, para o quadriênio 2026–2030, Paulo Henrique Pinheiro, como reitor, e Fábia Buenos Aires, como vice-reitora. A cerimônia também formalizou a passagem da gestão do reitor Evandro Alberto e do vice-reitor Jesus Abreu para os novos dirigentes.

Durante a solenidade, Rafael Fonteles destacou a importância da Uespi para o desenvolvimento do estado, ressaltou os avanços obtidos nos últimos anos e reafirmou o compromisso de continuidade dos investimentos na universidade. “Se o reitor Evandro Alberto pôde entregar muitas obras e ações, o novo reitor irá entregar muito mais. A grande meta do professor Paulo Henrique e da professora Fábia é completar, ainda neste ano, todo o ciclo de investimentos já autorizado pelo Governo do Estado e, ao mesmo tempo, planejar os próximos passos em infraestrutura e, principalmente, em capital humano, que é o mais importante”, pontuou.
O governador também enfatizou a valorização profissional, a ampliação e diversificação dos cursos e o alinhamento da formação acadêmica às demandas do mercado de trabalho e da sociedade. “Já fizemos uma das maiores nomeações da história da Uespi no meu mandato e certamente faremos novas contratações. Não apenas para cumprir 100% das disciplinas com professores atuando, mas também para expandir gradativamente a oferta. Esse planejamento está sendo feito para atender às necessidades de capital humano nos mais diversos campi da universidade”, completou.

Em seu discurso de posse, o novo reitor, Paulo Henrique Pinheiro, ressaltou que o plano de gestão foi construído a partir de uma escuta ativa em todos os campi da instituição e destacou as prioridades para os próximos quatro anos. “Temos algumas prioridades, como iniciar o período com o número significativamente reduzido de disciplinas sem professores. Também temos a questão dos restaurantes universitários, que foi uma promessa de campanha e já começaremos a apresentar as propostas dos primeiros restaurantes, garantindo mais segurança alimentar aos estudantes, muitos deles em situação de vulnerabilidade”, destacou o reitor.

Em resposta às prioridades apresentadas pelo novo reitor, o governador Rafael Fonteles autorizou, durante a solenidade, a construção do restaurante universitário do campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, e garantiu que nenhuma disciplina ficará sem professor na Uespi.
A vice-reitora Fábia Buenos Aires ressaltou o volume de investimentos recentes na infraestrutura da universidade e apontou os próximos desafios da nova gestão. “A universidade vive um momento de modernização da sua infraestrutura, com o apoio robusto do Governo do Estado, com quase R$ 100 milhões investidos em reformas em todos os campi. Agora, queremos solidificar o ensino, a pesquisa e a extensão, que são os pilares da Uespi e que certamente irão projetar a instituição para o Nordeste e para o Brasil”, afirmou a vice-reitora.

Uespi
A Universidade Estadual do Piauí está presente nos 224 municípios, seja pela oferta de cursos presenciais ou a distância. A instituição possui 12 campi, sendo dois em Teresina, no Pirajá e no Dirceu, e dez no interior do Estado, nas cidades de Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Picos, Oeiras, Floriano, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Bom Jesus e Corrente.
São oferecidos à população piauiense 105 cursos de graduação, entre bacharelados e licenciaturas, e 14 cursos de mestrado e doutorado, além de dezenas de projetos de extensão e pesquisa.
Piauí Governador anuncia reabertura de quatro campi da Uespi e amplia de 12 para 16 unidades presenciais
Educação Presidente do Inep diz que não houve erro no resultado final do Enamed
Piauí Seduc convoca 1.000 profissionais da Educação para fortalecer modelo de ensino em tempo integral no Piauí
Piauí Intercambistas do Programa Do Piauí Para o Mundo se destacam no Enem 2025 e sonham com ingresso no ensino superior
Educação Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam dia 17 de fevereiro
Piauí Estudante de escola estadual de Teresina alcança nota 980 na redação do Enem e projeta futuro na Engenharia Civil Mín. 22° Máx. 33°