Domingo, 18 de Janeiro de 2026
23°

Tempo nublado

Teresina, PI

Geral Governo

Governo do Maranhão reforça buscas por irmãos desaparecidos em Bacabal com apoio da Marinha do Brasil

Operação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública entra no 14º dia com uso de tecnologia subaquática e atuação integrada das forças de segur...

18/01/2026 às 00h26
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

O Governo do Maranhão intensificou, neste sábado (17), as buscas pelos irmãos Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4, no município de Bacabal. 

A operação que é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão passou a contar, a partir de hoje, com o reforço da Marinha do Brasil.

O apoio da Marinha é para ampliar a capacidade de varredura, especialmente em áreas alagadas por meio do uso do side scan sonar, equipamento especializado na localização subaquática em águas turvas ou profundas, que opera por meio de ondas sonares.

Além do sonar, a Marinha conta com uma embarcação do tipo voadeira e uma moto aquática, recursos de alta precisão técnica que fortalecem e complementam as ações já em andamento, ampliando a eficiência das buscas. 

Os 11 militares chegaram ao município na tarde deste sábado, com início das atividades de campo previsto para o domingo (18). 

As equipes permanecerão à disposição por um período inicial de 10 dias, podendo haver prorrogação conforme a necessidade.

Paralelamente às buscas, a Polícia Civil conduz uma investigação rigorosa do caso com atuação integrada de delegados e investigadores da Delegacia Regional de Bacabal, da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) e da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), ouvindo familiares, moradores e outras pessoas que possam contribuir com informações sobre o paradeiro das crianças.

Sobre o caso

O desaparecimento envolveu três crianças do território quilombola do município. Uma das vítimas, o menino Anderson Kauã, de 8 anos, primo das crianças desaparecidas, já foi localizado e permanece em acompanhamento médico em um hospital de Bacabal, tendo realizado todos os exames necessários para avaliação do seu quadro clínico.

Ele também foi ouvido por equipe especializada do Instituto de Perícia da Criança e do Adolescente (IPCA), não havendo indícios de que tenha sofrido violência sexual.

As crianças estão desaparecidas desde o dia 4 de janeiro e, neste sábado, as buscas completaram o 14º dia consecutivo de trabalhos ininterruptos. 

A força-tarefa coordenada pela SSP Maranhão mobiliza policiais civis, policiais militares, Força Estadual, Centro Tático Aéreo (CTA), Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Estadual, equipes de Inteligência, Perícia Oficial e o Exército Brasileiro. 

Os trabalhos também contam com o apoio logístico da Prefeitura de Bacabal, da Guarda Municipal, da Defesa Civil Municipal, de voluntários e de equipes do Corpo de Bombeiros e cães farejadores vindos do Ceará e do Pará. 

A Polícia Federal também atua no caso, ampliando as ações em campo e nas rodovias da região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias