
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) irá ampliar sua presença no interior do estado com a reabertura de quatro campi presenciais, elevando de 12 para 16 o número de unidades da instituição em funcionamento. O anúncio foi feito pelo governador Rafael Fonteles durante a solenidade de posse da nova gestão da universidade, realizada nesta terça-feira (20), que passa a ser conduzida por Paulo Henrique Pinheiro, como reitor, e Fábia Buenos Aires, como vice-reitora, para o quadriênio 2026–2030.
Serão reabertos os campi presenciais de Paulistana, Valença, Barras e União, como parte da estratégia do Governo do Estado de fortalecer a formação superior, interiorizar o ensino presencial e alinhar a oferta de cursos às demandas reais da sociedade piauiense e do mercado de trabalho.

“Eu já autorizei informalmente, mas irei formalizar a reabertura desses campi. Com isso, sairemos de um total de 12 para 16 campi presenciais. A Uespi precisa ter um campus em cada um dos 12 territórios de desenvolvimento, por isso a presença em Paulistana e Valença. Já União e Barras são territórios muito populosos e precisavam de mais de um campus para atender à demanda regional”, destacou Rafael Fonteles.
O governador ressaltou ainda que essa expansão ocorre de forma integrada à atuação da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), responsável por levar o ensino superior a distância aos 224 municípios do estado. “O que estamos sentindo agora é a necessidade de expandir os campi presenciais em algumas macro e mesorregiões que estavam sem essa estrutura da Uespi. A universidade precisa estar fisicamente presente para impulsionar o desenvolvimento regional”, pontuou Rafael Fonteles.

De acordo com Rafael Fonteles, a abertura dos novos campi e a criação de novos cursos seguirão critérios técnicos e estarão diretamente conectadas às necessidades do estado. “Essa expansão será 100% antenada com a necessidade real do mercado de trabalho e da sociedade em geral. Esse é o apelo que fazemos à comunidade acadêmica, porque o povo do Piauí, que financia a Universidade Estadual, quer esse retorno cada vez mais sintonizado com as demandas da sociedade”, concluiu o governador.
Piauí Nova gestão da Uespi é empossada com foco na continuidade dos investimentos e no fortalecimento do ensino
Educação Presidente do Inep diz que não houve erro no resultado final do Enamed
Piauí Seduc convoca 1.000 profissionais da Educação para fortalecer modelo de ensino em tempo integral no Piauí
Piauí Intercambistas do Programa Do Piauí Para o Mundo se destacam no Enem 2025 e sonham com ingresso no ensino superior
Educação Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam dia 17 de fevereiro
Piauí Estudante de escola estadual de Teresina alcança nota 980 na redação do Enem e projeta futuro na Engenharia Civil Mín. 22° Máx. 33°